Prefeitura de Várzea emite alerta contra abandono de cães no município

Resultado de imagem para abandono de cães na cidadeO abandono de cães é uma realidade que vem aumentando cada vez mais no município de Várzea. De acordo com testemunhas, durante a madrugada ou em horários onde o tráfego de pessoas na vias públicas diminui caminhonetes advindas de localidades circunvizinhas, carregadas de cachorros, despejam os animais na entrada da cidade e vem incomodando e muito a população local.

O prefeito do município, Toninho Medeiros, preocupado com a situação, decidiu emitir este alerta para que os autores desta infeliz prática (que já estão sendo identificados) tomem consciência e parem de transportar os animais. O gestor revelou que devido as inúmeras denúncias recebidas, o poder público vai comunicar às autoridades policiais e ao Ministério Público sobre o problema.

"Segundo lei federal, o abandono de animais é crime, sendo prevista, inclusive, pena de detenção e multa para quem comete o ato. Várzea não é hotel nem depósito de animais indesejados, por isso vamos informar o assunto às autoridades policiais e ao Ministério Público para que tomem as providências cabíveis", disse.

Ainda segundo o prefeito a Secretaria de Saúde já vem desenvolvendo medidas para amenizar o problema dentro do município e reforçou que é assim que se deve agir, não encher um caminhão de cachorros e despejar em outra cidade. "Já sofríamos com a quantidade de cães e gatos soltos em nossas ruas, e agora o problema está ficando cada vez mais agudo. Mas isso deve ser combatido com ações inteligentes como a castração e vacinação, não recolher estes animais e solta-los em outro município. Seria incompetência e irresponsabilidade de nossa parte", ressaltou.

O animal abandonado corre risco de ser atropelado e de contrair doenças, como cinomose, calazar e sarna, entre outras, além de carrapatos.

Fonte: Assessoria