O Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Paraíba (COPAM) aprovou, durante sua 797ª Reunião Ordinária, realizada no dia 3 de junho de 2025, a emissão da Licença Prévia para a Fase II do Complexo Eólico Serra do Seridó, empreendimento da empresa PEC Energia S.A.
A aprovação foi concedida por maioria dos votos dos conselheiros, com base no parecer da relatora do processo SUDEMA nº 2025-001006/TEC/LP-0014, que trata da implantação de usinas de geração de energia eólica nos municípios de Junco do Seridó, Assunção, Salgadinho e Santa Luzia, no Sertão paraibano.
A Licença Prévia tem validade de 730 dias e está condicionada ao cumprimento de exigências técnicas estabelecidas pela Coordenadoria de Avaliação de Estudos de Impacto Ambiental (CAEIA).
O projeto é parte da expansão do Complexo Eólico Serra do Seridó, que tem se consolidado como um dos principais empreendimentos de geração de energia renovável no estado. A expectativa é de que a nova fase contribua para o fortalecimento da matriz energética limpa na região, com impactos positivos na economia local e no desenvolvimento sustentável do Semiárido paraibano.
A deliberação do COPAM entra em vigor a partir da data de sua publicação oficial.
FONTE: BLOG JEFTE NEWS