Tovar afirma que já foi vítima de ‘fake news’ e pede mais cuidado dos deputados a assuntos que levam à tribuna

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) fez um apelo aos colegas deputados sobre os temas e documentos levados para discussão na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), como forma de evitar as informações falsas, chamadas ‘fake news’. Para o deputado, é importante manter a coerência e ter cuidado com as informações que devem ser checadas antes de ser abordada por cada deputado. Ele destacou que durante a campanha foi vítima de notícias faltas, quando tentaram associar seu nome a de um bandido.

“As fake news podem acabar com a reputação e destruir a vida de quem é vítima e também dos seus familiares. Eu mesmo já fui vítima de uma notícia falsa que se espalhou em que fazia uma ligação do meu nome com um bandido. Então é preciso que tenhamos cuidado com o que trazemos para esta tribuna. Nossa fala aqui tem força e repercussão em todo o estado”, destacou Tovar ao rebater declarações do deputado Jeová Campos (PSB) sobre notícias em relação ao ministro Sérgio Moro. O parlamentar reproduziu conteúdo que já foi classificado como notícia falsa.

Tovar também destacou a importância e o cuidado do presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), com o tema informações falsas. Galdino é o responsável pela Lei que institui o dia 24 de março como o Dia Estadual da Conscientização e Combate às Fake News.  Na justificativa da lei, o autor explica que o dia 24 de março é o dia internacional do Direito à Verdade, dedicado à reflexão coletiva a respeito da importância do conhecimento das situações em que ocorreram violações aos direitos humanos e dignidade das vítimas.

A lei determina ainda que o dia tem o intuito de estabelecer um marco para abordagem da criação, divulgação e disseminação de notícias falsas e conscientização sobre efeitos e consequências jurídicas, por meio de seminários, ciclos, palestras, vídeos e outras ações educativas. “Temos que apurar e checar a veracidade das notícias que nos bombardeiam todos os dias por todos os meios de comunicação”, disse tovar.

Fonte: Assessoria