MEC publica portaria autorizando curso de Engenharia Civil em Patos. Vestibular será em agosto

A Secretaria de Regulação e Supervisão de Educação Superior publicou a portaria que autoriza o funcionamento do bacharelado em Engenharia Civil em Patos. O curso passa a fazer parte do leque opções de formação superior, oferecido pelas Faculdades Integradas de Patos. A Portaria Nº 685, de 7 de julho de 2017, foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

“A gente recebe a notícia com bastante alegria. O curso foi autorizado há 4 meses, mas só agora saiu a portaria para funcionamento. O curso veio em um bom momento. Um momento de maturidade da nossa Instituição. Veio para somar e agregar”, comemorou o diretor das FIP, João Leuson Palmeira.

A chegada do curso de Engenharia Civil nas FIP é uma forma consolidar o papel da Instituição no desenvolvimento socioeconômico da região. “O curso de Engenharia vem preencher uma lacuna que nós tínhamos aqui. Nós sabemos que Patos precisava de um curso de Engenharia, para dar o suporte técnico a essa necessidade da construção civil na nossa região”, ressaltou João Leuson.

A formação terá uma duração de 5 anos. O bacharelado aposta na preparação de profissionais com uma visão holística, humanista e sustentável, com foco nas habilidades técnicas e científicas necessárias para a formação para atuação na Construção Civil. 

A grade curricular do bacharelado foi organizada de forma a contemplar um vasto campo de conhecimento, dividido nas linhas temáticas de Construção Civil, Estruturas, Geotecnia, Transportes, Recursos Hídricos e Saneamento.

O corpo docente do curso contará com professores qualificados e habilitados para conduzir o aprendizado dos alunos. A Faculdade já possui a estrutura de laboratórios para as aulas práticas, ambientes comuns com o curso de Arquitetura e Urbanismo, já sediado na Instituição. 

Vestibular para preenchimento de vagas
Diante da habilitação para funcionamento do curso, as Faculdades Integradas de Patos lançaram o Edital de abertura do primeiro Vestibular para Engenharia Civil. A oferta é de 70 vagas, conforme autorizado na portaria do Ministério da Educação para ingresso anual no curso.

O prazo estabelecido para inscrição vai de 11 a 28 de julho. O interessados poderão se inscrever através do site das FIP ou de forma presencial, na sede do CEESP, no Centro de Patos. O investimento para concorrer a uma das vagas é de 100 reais. A provas serão aplicadas no dia 6 de agosto, em Patos. Os candidatos aprovados ingressarão no bacharelo já no segundo semestre letivo deste ano. 

Fonte: Ascom-FIP