Tovar convoca classe política para cobrar agilidade na execução do Eixo Norte

Tovar convoca classe política para cobrar agilidade na execução do Eixo NorteO deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) usou a tribuna na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (14), para convocar a classe política a se unir para cobrar agilidade na execução das obras do Eixo Norte do projeto de Transposição das águas do São Francisco. O parlamentar disse que vai à Brasília conversar com os deputados federais e senadores da bancada nordestina e pedir apoio a essa luta para que o Sertão receba água do Velho Chico.

“O Eixo Leste foi uma grande vitória para nós paraibanos, mas a região do Sertão sofre sem água, então, a luta pela conclusão do projeto da transposição, continua. Falta até água de qualidade para beber, não temos mais lavouras e nossos rebanhos foram dizimados. Precisamos de água para garantir sobrevivência e também para desenvolver a nossa economia”, comentou Tovar.

Os serviços no eixo norte, que estavam sob a responsabilidade da Mendes Junior, tiveram que ser licitados em função da construtora comunicar ao Ministério da Integração, em junho, a incapacidade de continuar com suas obrigações legais nos dois contratos da obra do Projeto São Francisco. A obra no eixo está paralisada há mais de cinco meses. Foi realizada nova licitação, mas a empresa que apresentou o menor valor foi descredenciada.

As etapas (2N e 3N) do Eixo Norte estão em ritmo final de construção, porém paradas aguardando ser realizado um novo processo de licitação. O Eixo Norte está previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano, após término das obras para a passagem da água do São Francisco.

Transposição - O Projeto de Integração do Rio São Francisco vai levar água para mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O empreendimento é composto por dois eixos de transferência de água – Norte e Leste – que juntos somam 477 quilômetros de extensão incluindo canais, estações de bombeamento, tuneis e aquedutos.

Fonte: ParlamentoPB