Farmacêuticos podem participar de curso para melhoria da gestão municipal em Saúde

Estão abertas as inscrições para o curso Farmacêuticos na Atenção Básica/Primária à Saúde. Os gestores municipais que atuam na área podem participar do processo seletivo, manifestando interesse até o dia 16 de abril. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda a participação dos profissionais, uma vez que o treinamento tem como objetivo aprimorar a gestão municipal.

O curso tem duração total de 350 horas, distribuídas em encontros presenciais e à distância. Os conteúdos foram separados em cinco módulos, para facilitar a compreensão. O primeiro deles, tem caráter introdutório do sistema de Educação à Distância (EAD). Já a partir do segundo, o participante começa a conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

No módulo três, serão abordadas questões ligadas à abordagem da assistência farmacêutica, aprofundadas no módulo seguinte com práticas clínicas. Ao final, no quinto e último módulo, haverá a consolidação do conteúdo apresentado.  

A CNM lembra os farmacêuticos da Atenção Básica atuam diretamente nos Municípios, portanto essa capacitação deve ajudá-los a desempenhar com mais competência as ações de gestão e de cuidado. O farmacêutico que participar do curso poderá auxiliar na escolha dos medicamentos padronizando a lista; programar quantidades adequadas para não sobrar nem faltar; organizar a distribuição entre as farmácias do Município e avaliar se estão bem armazenados.

Desde a primeira edição, mais de 600 farmacêuticos já participaram do curso de aperfeiçoamento. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Mais informações e inscrições aqui

Fonte: CNM