A Saúde aponta que, quanto à circulação viral de zika, este ano, exames laboratoriais já comprovaram a presença nas cidades de Caldas Brandão, João Pessoa e Campina Grande, enquanto em 2015 o vírus foi detectado em João Pessoa, Campina Grande, Olivedos e Cajazeiras.
No caso da chikungunya, há circulação viral em Monteiro, Coremas e João Pessoa. Em 2015, houve a confirmação em Monteiro.
Quanto aos óbitos referentes à dengue, foram registrados oito, sendo 1 em Campina Grande; 2 em Monteiro; 1 em Sapé; 1 em Pilões; 1 em Caiçara; 1 em João Pessoa e 1 em Bayeux, que estão sob investigação.
Sobre a incidência da dengue (casos/100 mil habitantes), em 2016 a é de 204,31. No mesmo período de 2014 e 2015 foi registrado, respectivamente, 18,48 e 22,93. “Diante destes dados, é de extrema importância traçar, executar e intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, numa parceria entre as gestões federal, estadual e municipal, com o envolvimento da população”, alertou a gerente executiva da Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega.
O Estado tem um mapa online no qual mostra a relação entre focos e notificações de dengue na Paraíba. Acesse aqui.
Fonte: Portal Correio