CCJ aprova Projeto de Lei que incentiva geração de energias renováveis na Paraíba

CCJ aprova Projeto de Lei que incentiva geração de energias renováveis na ParaíbaA Comissão de Constituição, Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou nesta quarta-feira (2), o Projeto de Lei n°531/2015, de autoria do presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, que institui a Política Estadual de Incentivo à Geração e Aproveitamento da Energia Solar e Eólica no Estado da Paraíba. Ainda na reunião desta quarta-feira, foram aprovadas 13 matérias.

O presidente Adriano Galdino destacouo avanço que o uso de energias alternativas podem trazer para a Paraíba. "Trazer a discussão sobre a energia eólica e energia solar para Casa de Epitácio Pessoa é oportuno. As energias renováveis são limpas e têm menor custo. É preciso entender que no Brasil, no Nordeste especificamente, há muito sol, muitos ventos e está na hora de melhorar o aproveitamento dessas fontes de energia", pontuou.

O parlamentar explicou que, dentre os objetivos a política estadual de incentivo à geração e aproveitamento das energias alternativas, destacam-se os investimentos e a implantação do sistema solar e eólico ecologicamente correto, englobando o desenvolvimento tecnológico de energia solar fotovoltaica e fototérmica para o auto-consumo.

A lei prevê ainda a criação de alternativas de emprego e renda; aprimorar a eficiência e o e redução de custos; prevenir ou mitigar impactos negativos no meio ambiente; universalizar o serviço público de energia; estimular a criação de empresas prestadora de serviço de instalação e manutenção de painéis solares e de postes e torres eólicas.

Será criado o Conselho Deliberativo de Desenvolvimento e Implantação de Sistemas de Geração e Aproveitamento de Energia Solar e Eólica no Estado.

A presidente da CCJ, deputada Estela Bezerra, avalia o grande desafio que é a produção de energias sustentáveis. "Teremos um debate aqui não só da Frente Parlamentar Ambientalista, mas também da Frente Parlamentar da Água, onde discutiremos o potencial que a Paraíba tem de energia eólica e solar. O presidente Adriano Galdino já está criando as condicionantes que nós precisamos para atrair investimentos para nosso Estado", comentou a parlamentar.

Fonte: Ascom