Roberto Bolaños, o criador e intérprete de Chaves e Chapolin, morreu aos 85 anos de uma parada cardíaca na última sexta-feira, em sua casa, no México. A rede de TV mexicana Televisa foi a primeira a confirmar a notícia. Querido por muitos fãs em todo o mundo, o comediante ganhou homenagens em forma de mensagens nas redes sociais, inclusive de alguns de seus ex-companheiros de cena, como Rubén Aguirre, o Professor Girafales, Edgar Vivar, o Seu Barriga, e Maria Antonieta de las Nievas, a Chiquinha.
Maria Antonieta de las Nieves
A intérprete de Chiquinha está com 63 anos e ainda vive de apresentações como a famosa personagem da vila. Por isso, a atriz e Bolaños ficaram muito tempo sem se falar. Em 2013, ela comentou que o amava muito e que já tinha tentado entrar em contato com o comediante ligando e mandando cartas, mas ele nunca respondeu. Nessa sexta-feira, ela usou sua conta no Twitter para falar sobre a morte de Bolaños: “Descanse em paz, Roberto”.
Edgar Vivar
O ator está com 69 anos e veio ao Brasil em 2014. Na ocasião, o eterno Seu Barriga fez uma surpresa para Tatá Werneck: ele participou do “Tudo pela audiência” no dia do aniversário da atriz, que é uma grande fã de “Chaves”. Famoso por representar os personagens rechonchudos de “Chaves” — além do Seu Barriga, ele dava vida a Nhonho —, Vivar surpreendeu ao aparecer bem mais magro. Um dos últimos filmes de que participou foi “O orfanato”, dirigido por Guillermo del Toro. No longa, interpretava o médico paranormal Dr. Balaban.
No Brasil, ele também participou do programa "The noite" e do lançamento do jogo de Chaves Kart. Em nota enviada à imprensa antes do evento, ele brincou: “O público brasileiro finalmente poderá pilotar a Brasília do Sr. Barriga e ajudá-lo a correr atrás do Seu Madruga!”. No Twitter, Vivar comentou a morte do amigo: “Roberto não se vai, permanece no coração de todos aqueles que fez feliz. Adeus, Chavinho, até sempre”.
Rubén Aguirre
O Professor Girafales está com 80 anos. Ele foi internado em setembro por conta de uma desidratação. Já em casa, ele recebeu a equipe da TV Telemundo para uma entrevista. O ator também usou sua conta no Twitter para falar sobre a morte de Bolaños. “Proponho uma homenagem póstuma no Palácio de Bellas Artes pelo legado de bom humor que deixou para este país (México)”, tuitou.
O último em que é creditado é “Las aventuras de Fray Valentino”, de 1994. No mesmo ano, produziu o programa “Aqui esta la Chilindrina”. Desde 1976, Aguirre é dono do “El circo del Professor Jirafales”. Atualmente, está pesando mais do que pesava antes o próprio Seu Barriga. O ator engordou mais de 25kg devido ao uso de medicamentos para curar um problema que tinha na perna há alguns anos.
Florinda Meza
"Dona Florinda" é a viúva de Roberto Bolaños e está com 65 anos. De acordo com o jornal “El Universal”, ela estava com o marido quando ele morreu e está inconsolável, não para de chorar. Os dois nunca tiveram filhos juntos. Além de ser atriz, trabalhou também como produtora. Uma foto em que está ao lado de Thalia chamou a atenção recentemente: os internautas ressaltaram como ela está jovem.
Carlos Villagrán
Hoje com 70 anos, o ator continua se apresentando como o personagem Kiko. Por causa disso, assim como Maria Antonieta, teve problemas com Bolaños. Na verdade, os problemas entre os dois teriam começado por causa de Florinda Meza, a Dona Florinda de “Chaves”: antes namorada de Villagran, ela acabou se casando com Bolaños. Ele deixou o seriado em 1978 e teve que se mudar para a Venezuela para continuar se apresentando como Kiko, já que o intérprete de Chaves não permitiu que ele fizesse shows no México como o personagem.
Outros já deixaram saudade
Outros atores que interpretaram personagens famosos de “Chaves” já deixaram saudade. Ramón Valdés, o Seu Madruga, morreu no dia 9 de agosto de 1988, aos 64 anos. Ele teve câncer no estômago e morreu depois que o tumor se espalhou, chegando à coluna vertebral. Edgar Vivar conta que quando foi visitar o amigo no hospital, ele brincou: “Senhor Barriga, não poderei mais lhe pagar o aluguel”.
Angelines Fernández era conhecida no seriado como A Bruxo do 71, mas, na vida real, já foi miss e considerada uma das mulheres mais bonitas do México. Era muito amiga de Ramón Valdés. Em “Chaves”, Dona Clotilde era apaixonada por Seu Madruga, que nunca lhe deu uma chance. Ela continuou trabalhando com Bolaños até 1991. Morreu em 1994, aos 71 anos, vítima de câncer no pulmão. A atriz sofria de depressão e chegava a fumar dois maços de cigarro na década de 90.
Raúl Padilha, que interpretava Jaiminho, o carteiro, morreu aos 75 anos, em 1994, devido a problemas de saúde relacionados ao diabetes. Seu bordão mais famosos no “Chaves” era: “Prefiro evitar a fadiga”. Começou a trabalhar com Bolaños no fim da década de 70.
Horacio Goméz Bolaños, irmão de Roberto, deu vida a Godinez. O ator morreu aos 69 anos, em 1999, depois de sofrer um infarte. Depois que as gravações das séries do irmão acabaram, na década de 80, ele passou a produzir séries de TV e a trabalhar como roteirista. Em 1994, começou a trabalhar com seu sobrinho, Roberto Gómez Fernandez, para a produtora do irmão.
Fonte: Extra