A data está marcada e a promessa é combater fraudes. A Federação Brasileira dos Bancos confirmou para o dia 5 de dezembro a implantação do Sistema Eco, que vai gerenciar os empréstimos consignados concedidos a aposentados e pensionistas da Previdência Social.
A implantação será em etapas. Segundo a entidade, que representa o sistema financeiro, na primeira fase, que entra em vigor na semana que vem, o segurado poderá consultar, em seu banco, a margem consignável (percentual de seu benefício que pode ser comprometido com o pagamento da parcela mensal do empréstimo) e as transações anteriores, ou seja, os empréstimos ainda em ativos.
Atualmente, essas informações estão disponíveis apenas no site do INSS. Será possível ter acesso aos dados por meio de internet banking e caixas eletrônicos.
A segunda fase do sistema, que vai exigir que o segurado confirme na tela do terminal de autoatendimento que solicitou o empréstimo, não tem data para ser implantada, mas é certo que não acontecerá ainda neste ano.
Com a novidade, quando acessar um dos canais eletrônicos do banco, o beneficiário receberá uma mensagem perguntando se ele pediu crédito. Em caso positivo, ele vai confirmar a solicitação e terá o dinheiro liberado. Mas se não reconhecer o empréstimo, a quantia será devolvida à instituição que supostamente recebeu o pedido. O objetivo é combater as fraudes.
Fonte: Extra