Polêmica envolvendo água do “Açude do Governo” quase termina em confronto em Ouro Branco

Moradores, criador, PM e curiosos se aglomeraram na parede do açude (Foto: Lenilson Azevedo)No início da tarde do último sábado (11/10), um grupo de moradores da zona leste da cidade de Ouro Branco-RN iniciaram um protesto contra a retirada da água para irrigação de capim do “Açude do Governo”, que fica na zona urbana do município.

O ato teve início com a paralisação do motor que puxava água para irrigar uma plantação de capim que fica a poucos metros do local.

Segundo os moradores, muitos deles utilizam daquela água para consumo humano, e acham que o pouco que ainda resta está sendo desperdiçado pelo criador que instalou o motor no local. Para este último, por outro lado, as terras pertencem a familiares, e por isso ele teria todo o direito de retirar da água.

Polícia Militar procurou favorecer diálogo entre as partes (Foto: Lenilson Azevedo)Os moradores queimaram pneus para chamar a atenção da população para o problema, visto o período de estiagem estar afetando a distribuição de água pela CAERN.

Houve bastante discussão entre as partes, e a polícia militar foi chamada. Os soldados orientaram ambos a paralisarem a retirada da água, e procurassem a Justiça para dirimir o conflito, o que fora aceito.

O caso é complexo. A polêmica é inevitável. Construído provavelmente ainda na década de 30, o açude serviu por décadas, e serve, ainda hoje, para amenizar a escassez de água em período de seca. Daí o questionamento: o “Açude do Governo” é público ou privado?

Como se resolverá o conflito?

Fonte: Blog do Lenilson Azevedo