Desmilitarização da PM, metrô em JP e concursos, confira as propostas reveladas ao Blog do Gordinho pelo candidato do PSTU

antonioradicalO Blog do Gordinho inicia hoje uma série de entrevistas com os candidatos ao governo da Paraíba. A iniciativa visa proporcionar aos eleitores paraibanos um melhor conhecimento das propostas de governo de todos os postulantes ao Palácio da Redenção. O primeiro candidato que se submeteu a entrevista foi Antônio Radical (PSTU), de 47 anos. Escolhido por sorteio, ele expõe, a seguir, suas ideias nas áreas de saúde, segurança, infraestrutura, educação e administração, entre outras.

Formado em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Antônio Radical fez parte do movimento estudantil e atuou como diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Na juventude participou ativamente de lutas importantes como o Fora Collor em 1992. Atualmente, é professor de História, com atuação na rede estadual e na rede municipal de Bayeux, sendo que nesta última, é dirigente do SINTRAMB, sindicato que representa os trabalhadores municipais.

Blog do Gordinho – A segurança pública é uma das principais reclamações dos paraibanos. João Pessoa e Campina Grande estão entre as trinta cidades onde mais ocorreram assassinatos por arma de fogo no País, de acordo com dados divulgado pela ONU. O que poderia ser feito para resolver ou, pelo menos, amenizar esse problema?

Antônio Radical - Primeiramente, é importante ter em mente que a violência tem suas causas nas desigualdades sociais, portanto, nenhum programa de combate à violência será eficaz sem atacar a sua raiz: a pobreza. Dito isso, um programa de segurança pública na Paraíba envolve, em primeiro lugar, levar a frente o debate de desmilitarização da PM, fazendo com que nossa polícia passe por uma profunda reforma, transformando-a num instrumento que seja controlado diretamente pela população e trabalhe junto com esta no combate ao crime.

Blog do Gordinho – A exemplo da segurança, a saúde também ainda é uma área que sofre muito no país e no estado. De acordo com um levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina, a Paraíba é 4º estado do Brasil que menos investe em saúde. E a falta de médicos e de estrutura em hospitais são reclamações constantes da população. Que medidas devem ser tomadas para melhorar esse setor?

Antônio Radical - A medida mais urgente é por fim a qualquer forma de privatização da saúde, encerrando qualquer contrato com empresas terceirizadas que administrem hospitais públicos. Além disso, é necessário que exista um plano estadual de saúde, que realize contratações de novos profissionais (não somente médicos, mas todos os profissionais necessários ao funcionamento de equipes de saúde), através de concurso público, para suprir a falta de profissionais em todo o estado. Junto com isso, é importante que o montante de dinheiro público investido seja aumentado.

Blog do Gordinho – Segundo a classificação das escolas no Enem, das 20 melhores do Estado apenas uma escola é pública, e federal. Como mudar esse cenário e incluir a rede estadual nessa classificação?

Antônio Radical - No atual governo, mais de 200 escolas foram fechadas, boa parte delas no interior. A primeira coisa a fazer, é reabri-las, para que a população tenha acesso às matrículas nas escolas estaduais. Junto com isso, é preciso realizar um plano de ampliação, melhorias e reformas nos prédios onde funcionam as escolas, pois parte significativa destes, não oferece as condições mínimas para o desenvolvimento de atividades pedagógicas. E por fim, mas não menos importante, realizar novos concursos públicos para a educação, pois os que foram feitos nos últimos anos passam longe de serem suficientes, criar um plano de cargo e carreiras para os professores e funcionários da educação, equiparar temporários e efetivos – acabando assim com a precarização vergonhosa do trabalho nas escolas – e discutir, junto com as entidades e representações da categoria, suas condições de trabalho e remuneração, de forma democrática.

Blog do Gordinho – O estado chegou à marca de um milhão de carros circulando. A falta de transporte coletivo de qualidade, de transporte sobre trilhos e outros meios, faz com que a população acabe usando mais veículos, o que deixa a cidade congestionada e acaba afetando a qualidade de vida do cidadão. O que deverá ser feito na sua gestão para melhorar a mobilidade urbana do Estado?

Antônio Radical - A prioridade em matéria de transporte tem que ser o transporte público, os investimentos e as ações do governo estadual deve priorizar o transporte público e não o individual. E assim como tudo aquilo que interfere diretamente na qualidade de vida da maior parte da população, o transporte público deve ser, efetivamente, público, ou seja, estatizado. Deve existir uma empresa estatal de transporte que cuide de interligar o estado com serviços acessíveis e baratos para toda a população. Junto com isso, a lei do passe livre deve ser implementada e ampliada em todas as grandes cidades da Paraíba, beneficiando estudantes e desempregados. Some-se a tais medidas, o investimento em novos modais de transporte como, por exemplo, o ferroviário.

Blog do Gordinho – O número de habitantes das quatro maiores cidades da região metropolitana de João Pessoa (Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e João Pessoa) já ultrapassa a marca de um milhão de pessoas. Não seria a hora do governo estadual, em parceria com o federal, implantar um metrô na capital ou um Veículo Leve sobre Trilhos, que inclua também os bairros mais populosos e não apenas o Centro da cidade?

Antônio Radical - Sim, cidades como Buenos Aires começaram a construir seus metrôs no final do século XIX, infelizmente, no Brasil essa não é a realidade. Se faz necessário que o governo estude as possibilidades mais apropriadas para as cidades paraibanas, no entanto, é inegável que investir em outros meios de transporte alternativos como metrô, VLT’s e ciclovias é urgente, pois o modelo de transporte rodoviários que temos é insustentável, tanto do ponto de vista do meio ambiente, como da viabilidade prática no cotidiano de grandes cidades.

Blog do Gordinho – A administração pública, em todos os setores, ainda necessita muito da mão-de-obra de pessoas contratadas e/ou comissionadas para que o trabalho possa ser desenvolvido no estado. Concurso público é uma meta, caso o senhor seja eleito? Em que setores devem haver esses concursos?

Antônio Radical - O concurso público é mais que uma meta, é um princípio para a garantia de uma administração pública que seja centrada nos interesses da população e não no clientelismo e na chantagem eleitoral, por isso, ele é fundamental. Atualmente, o quadro de funcionários do estado precisa de concurso em praticamente todas as suas áreas, mas as prioridades são, com certeza, saúde e educação.

Blog do Gordinho – A Paraíba tem um grande potencial turístico, com suas praias, patrimônios históricos e culturais. Como impulsionar esse setor e atrair os turistas? Há propostas para incentivos fiscais que atraia empreendimentos de grande porte que contribuam para melhorar a questão de hotéis, por exemplo?

Antônio Radical - Não, somos contra incentivos fiscais, que na prática significam doação de dinheiro público para grandes empresas lucrarem no estado. Nosso plano de desenvolvimento de turismo se centra em dois pontos: o respeito ao meio ambiente, com um turismo não predatório e que não destrua nossas riquezas naturais; além disso, a valorização da cultura e artistas da terra, temos aqui um grande potencial.

Blog do Gordinho – Ainda nesse sentido do turismo, a malha aeroviária ainda é um grande problema. Dificilmente, por exemplo, é possível conseguir um voo direto para João Pessoa e isso acaba desestimulando o turista. Há alguma proposta para que isso possa ser modificado e as empresas aéreas se sintam incentivadas a traçar um roteiro melhor para a Paraíba?

Antônio Radical - Algumas coisas podem ser feitas nesse sentido, como o próprio melhoramento do nosso aeroporto, no entanto, nenhuma modificação significativa pode acontecer sem mudanças na política nacional do transporte aeroviário.

Blog do Gordinho – Na sua opinião, qual seria uma grande obra de infraestrutura que poderia alavancar a economia no estado?

Antônio Radical - Nesse quesito opções não faltam, pois nosso estado tem sérios problemas de infraestrutura. Nossa prioridade é o investimento no social, com grandes obras de habitação, saneamento e construção de escolas e hospitais. Mas falando em infraestrutura econômica propriamente dita, uma obra fundamental é a reforma e ampliação do porto de Cabedelo.

Blog do Gordinho – Se eleito for qual será a sua primeira ação como governador da Paraíba?

Antônio Radical - Um grande plano estadual de transformação social, com investimentos massivos em saúde, educação e habitação.

Blog do Gordinho – Qual será o maior desafio do futuro governador da Paraíba?

Antônio Radical - Nós temos uma perspectiva classista, ou seja, nosso ponto de vista é o ponto de vista do trabalhador. Portanto, para nós, o maior desafio será a erradicação de todas as formas de exploração e opressão que tanto maltratam os trabalhadores e trabalhadoras paraibanas.

Fonte: Blog do Gordinho