Paraíba receberá certificação internacional de zona livre de aftosa com vacinação

Paraíba receberá certificação internacional de zona livre de aftosa com vacinaçãoA Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) entrega ao Estado da Paraíba a certificação de Zona Livre de Aftosa com Vacinação. A solenidade acontece durante a 82ª sessão geral da OIE em Paris, na França, entre os dias 25 e 30 de maio. Na ocasião, será realizada a Assembleia Mundial de Delegados da OIE, que é composta por 179 países.

O pleito para a certificação internacional junto à Organização Mundial de Saúde Animal foi enviado em outubro passado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), após constatar as ações do Governo da Paraíba junto à Defesa Agropecuária Estadual, que cumpriu as demandas solicitadas pela OIE.

Segundo o secretário Executivo da Agropecuária e da Pesca da Paraíba Rômulo Montenegro, as ações estabelecidas pelo Governo foram importantes para a conquista da classificação e destacam a atualização do Cadastro Animal, que assegura informações sobre o trânsito do rebanho no estado. "Quando falo em Defesa Agropecuária estou falando em vigilância constante e, desde 2011, os técnicos da Defesa trabalham em busca de resultados e essa classificação internacional é, sem dúvida, um prêmio para o nosso estado", destacou o secretário.

Os estados da Paraíba, Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, formaram um bloco que faz parte do programa de ampliação da zona livre de febre aftosa, coordenado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Fonte: Secom-PB