As provas serão aplicadas das 8h às 13h (horário local), nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna. Mesmo não havendo Câmpus da UEPB em Sousa, a cidade terá locais de provas do para facilitar a acessibilidade dos candidatos da região sertaneja. A maratona de provas continuará na segunda-feira (2) nas 9 cidades paraibanas.
A Comissão Permanente de Concursos (CPCON) está com tudo pronto para a realização do Vestibular que este ano tem algumas novidades. Ao todo, 28.546 candidatos se inscreveram no processo seletivo, sendo 12.108 no sistema de cota universal e 16.438 na cota de inclusão. Eles disputam uma das 2.884 vagas ofertadas, distribuídas em 50% para a cota universal e 50% para a cota de inclusão. As outras 2.884 vagas para ingresso na Universidade são ofertadas pelo Enem-SiSU, conforme as normas da Resolução UEPB/CONSEPE/013/2013.
No primeiro dia serão aplicadas as provas de Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira para todas as áreas. No segundo dia, os candidatos da área I farão provas de Química, Física e Matemática, além de Biologia para os candidatos inscritos para o Curso de Ciências da Natureza. Os concorrentes da área II fazem provas de Química, Física e Biologia; os da área III fazem provas de História e Geografia, além de Matemática para os inscritos nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. E os candidatos da área IV respondem às questões das provas de Química, Física, Biologia e Matemática.
Para a realização do Vestibular 2014, a Comissão Permanente de Concursos, conta com uma equipe de 3 mil colaboradores, entre coordenadores, subcoordenadores, fiscais de setor, fiscais de sala, fiscais de inspeção, apoio e fiscais especiais. Em Campina são 26 setores de aplicação de provas, boa parte na Central de Integração Acadêmica localizada em Bodocongó; em Guarabira, cinco; em Catolé do Rocha, dois; em João Pessoa, sete; em Monteiro, dois; em Patos, sete; em Araruna, dois; e em Sousa, dois.
De acordo com a professora Ana Alice Sobreira, presidente da CPCON, não será permitida a entrada de candidatos portando qualquer tipo de aparelho eletrônico ou boné. Detectores de metais serão utilizados na entrada e saída dos candidatos e sempre que for preciso o aluno ir ao banheiro.
A recomendação é de que os candidatos cheguem ao seu local de provas com pelo menos 30 minutos de antecedência. Os gabaritos de cada dia de provas serão divulgados 1 hora após o término dos exames. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 8 de janeiro de 2014.
Este ano, o Vestibular da UEPB disponibilizou a prova em braile para os candidatos inscritos que possuem deficiência visual, mas nenhum candidato solicitou este tipo de prova. No entanto, quatro candidatos com deficiência visual solicitaram atendimento especial para a realização das provas (um em Campina Grande, um em Catolé do Rocha, um em Patos e um em Guarabira). Além desses, receberão atendimento especial quatro candidatos portadores de deficiência física (três em Campina Grande e um em João Pessoa).
Uma novidade do processo seletivo deste ano é a nota mínima de classificação, que passou a ser de 100 pontos. Ou seja, o candidato tem que acertar pelo menos 10% do total de acertos de cada prova para não ser eliminado. Antes bastava o concorrente atingir a nota mínima (0,1 ponto) que continuava na disputa.
Fonte: Severino Lopes -PBAgora