Prefeitura de Várzea reforça investimento na cultura e fortalece formação musical com novos instrumentos para bandas

Com o compromisso de fortalecer a cultura e incentivar a formação de novos músicos, a Prefeitura de Várzea realizou um importante investimento na aquisição de novos instrumentos musicais para a Banda de Flauta Doce Professor Milton Marinho e para a Banda Filarmônica Abel Coelho da Silva.

Ao todo, o Município adquiriu 25 flautas doces, que serão destinadas à Banda de Flauta Doce Professor Milton Marinho. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso de crianças e adolescentes às oficinas de música, promovendo inclusão social e despertando novos talentos no cenário cultural local.

Além disso, a gestão municipal também investiu na compra de diversos instrumentos e acessórios voltados à Banda Filarmônica Abel Coelho da Silva. Entre os itens adquiridos estão 10 kits de tarraxas para violão, duas caixas de cordas de violão, dois pares de pratos, 10 lubrificantes para trombone, seis lubrificantes para pistões, 15 lubrificantes para cortiça, três caixas de palhetas para clarinete e quatro caixas de palhetas para saxofone.

Os investimentos não se restringem apenas ao ano atual. Em 2025, a Prefeitura de Várzea já havia garantido a aquisição de 17 instrumentos musicais, sendo oito flautas transversais (quatro da marca Shelter e quatro Slade), quatro trompetes da marca Michael, três clarinetes Michael e dois saxofones altos Konig. Esses equipamentos foram conquistados por meio de editais lançados pelo Governo do Estado.

As ações são desenvolvidas pela Prefeitura de Várzea, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, e fazem parte de um plano estratégico da gestão municipal. O objetivo é fortalecer a inclusão de crianças e jovens no processo de formação musical, além de garantir a valorização das bandas locais, reconhecidas como importantes patrimônios culturais do município.