Paraíba soma 663 homicídios

A Paraíba registrou queda de 1,04% no número de homicídios nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados da Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds) mostram que de janeiro a maio o número de mortes passou de 670 homicídios, em 2012, para 663 este ano. Apesar da queda no acumulado do ano, isoladamente, nos meses de abril e maio deste ano houve crescimento de 2,5% e 17,1% no número de assassinatos, respectivamente.

Em abril, 122 pessoas morreram em decorrência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem os homicídios dolosos e os crimes dolosos seguidos de morte. O número é superior ao registrado em maio do ano passado, que teve 119 assassinatos. Em maio último, ocorreram 123 assassinatos, enquanto no ano passado foram 105.

Segundo a Seds, esses dados estatísticos relativos a maio ainda estão sendo consolidados e devem ser apresentados oficialmente ao governador do Estado, Ricardo Coutinho, na próxima semana. Os números foram discutidos na manhã de ontem pela cúpula da Segurança Pública para monitoramento da situação do Estado, realizado no Centro de Ensino da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Na lista dos homicídios ocorridos este ano na Paraíba, está o caso de Fernanda Ellen. O assassinato da garota de apenas 11 anos comoveu os paraibanos. A adolescente que desapareceu no dia 7 de janeiro quando foi à escola pegar o resultado de uma prova foi encontrada morta no dia 8 de abril. O corpo estava enterrado no quintal da casa de um vizinho único acusado de cometer o crime. O réu confesso, Jefferson Luis de Oliveira Soares, 25 anos, foi preso e aguarda julgamento.

Uma recepcionista de 21 anos também faz parte da lista de vítimas de assassinatos ocorridos este ano. Ela foi morta com um tiro no tórax no dia 31 de maio. De acordo com a polícia, o suspeito do homicídio é o companheiro da vítima. O crime aconteceu no bairro Santa Cruz, em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou contato por telefone com o secretário da Segurança e Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, para repercutir os dados da violência, mas não obteve êxito. Também foram procurados para falar sobre o assunto a assessoria de Assuntos Estratégicas da Seds, o gerente metropolitano da Polícia Civil, além da Secretaria de Comunicação do Estado, mas apesar dos vários telefonemas e da tentativa de comunicação também por e-mail, até o fechamento desta edição não houve resposta ao questionamento.

139 CIDADES SEM ASSASSINATOS ATÉ MARÇO
De janeiro até março deste ano, dos 223 municípios paraibanos, 139 estavam livres de homicídios. Os dados são da própria Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds) e fazem parte do boletim trimestral de criminalidade. Eles mostram que em 62,33% das cidades paraibanas não houve assassinatos este ano.

Na lista dos municípios estão: Cruz do Espírito Santo, Sobrado, Cuité de Mamanguape, Congo, Coxixola, Condado, Teixeira,Tavares, Aguiar, Boa Ventura, Catingueira, Diamante, Emas, entre outros.

Já os municípios que puxaram os indicadores de crimes apareceram João Pessoa (161 assassinatos), Campina Grande (62), Santa Rita (31), Patos (9), São Bento e Guarabira (cada cidade com 5 mortes). No primeiro trimestre, 418 pessoas foram assassinadas na Paraíba.

Os dados de homicídios por município nos meses de abril e maio ainda não foram divulgados.

Luzia Santos-Jornal da Paraíba