Temperatura já passa dos 30ºC na capital e 40ºC no Sertão


Com a aproximação do Verão, a estação mais quente do ano, os termômetros começam a registrar temperaturas mais altas. Para esta terça-feira, por exemplo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a máxima de 37ºC (graus Celsius) para a Paraíba.


Há mais de uma semana, esta tem sido uma média frequente no Estado. Em João Pessoa, os índices já passam de 30°C e, no Sertão, a temperatura máxima já chegou a 40°C.

Contudo, de acordo com Ednaldo Correia, chefe da Divisão do 3º Distrito do Inmet, os registros dos termômetros nem sempre significam a temperatura real. “A sensação térmica fica aproximadamente 5°C a mais que a temperatura registrada nos termômetros. No Litoral, por causa da alta umidade relativa do ar, a sensação de calor acaba sendo ainda maior”, comentou.

Segundo o meteorologista, é possível que até o próximo mês de março sejam registrados recordes de temperatura na região. “O período de outubro a março é o mais quente do ano e caracteriza a estação de poucas chuvas. No Sertão, a partir de janeiro já começa a chover em alguns pontos isolados e a tendência é que a temperatura baixe um pouco, mas no Litoral ainda vai fazer muito calor até o mês de março”, informou.

A sensação de mais calor na Capital é explicada por Ednaldo Correia. “Em cidades grandes a sensação térmica acaba sendo maior por causa da poluição, do asfalto e da grande concentração de edificações”, disse o meteorologista. Por causa disso, ainda segundo ele, o Centro da capital tende a ser o lugar mais quente da cidade, nesta época.

A temperatura alta acaba interferindo no cotidiano das pessoas. “O corpo sofre mais com o calor por causa da umidade do ar e da pouca quantidade de ventos nesta época do ano”, complementou Ednaldo Correia