COPAM mantém licenças de parques eólicos em Santa Luzia e Junco do Seridó

O Conselho de Proteção Ambiental da Paraíba (COPAM) decidiu, durante reunião ordinária realizada no dia 12 de agosto de 2025, pela manutenção das licenças de operação dos parques eólicos instalados em Santa Luzia e Junco do Seridó.

Os empreendimentos, que integram o complexo de geração de energia renovável no Sertão paraibano, tiveram seus processos analisados após solicitações de prorrogação de prazos e atualizações de condicionantes. Em votação, o plenário aprovou a continuidade das licenças, fixando novo prazo de 730 dias para que os empreendedores apresentem relatórios técnicos e cumpram as exigências estabelecidas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

De acordo com o COPAM, a decisão garante segurança jurídica aos empreendedores eólicos, ao mesmo tempo em que mantém a responsabilidade sobre o cumprimento das condicionantes ambientais. Os projetos são considerados estratégicos para a matriz energética do estado e fortalecem o polo de energia limpa do Vale do Sabugi e do Seridó paraibano.