Estudantes da rede pública da Paraíba conquistam medalhas de ouro na OBMEP e professor de Várzea celebra conquista com emoção

Três estudantes da rede pública estadual da Paraíba conquistaram medalhas de ouro na etapa nacional da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e participaram da cerimônia de premiação nesta segunda-feira (30), no Rio de Janeiro.

A competição, uma das maiores do país na área do conhecimento, contou com 18,5 milhões de participantes, e apenas 683 estudantes de todo o Brasil — incluindo o Distrito Federal — receberam medalhas de ouro.

Entre os premiados, está Gabriel Oliveira Figueiredo Miguel, aluno do 8º ano do Sesquicentenário, de João Pessoa, que foi destaque no Nível 1 (Ensino Fundamental). Também foram agraciados Samuel Araújo Calixto, egresso da EEEIEF Profª Débora Duarte, da capital paraibana, e Pedro Gabriel de Souza Rodrigues, egresso da ECIT Prof. Bráulio Maia Júnior, de Campina Grande, ambos no Nível 3 (Ensino Médio).

A OBMEP é uma iniciativa nacional promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O projeto tem como principais objetivos estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentos, valorizar a educação pública e aproximar escolas de instituições científicas do país.

Um dos professores envolvidos diretamente na formação de medalhistas, Marinho Medeiros, da ECIT Professor Bráulio Maia Júnior, é natural da cidade de Várzea-PB e comemorou com emoção o resultado.

“O sentimento é de nostalgia. Há 15 anos eu era aluno, e hoje, voltar como professor e ver esses estudantes sendo premiados, vivenciar toda a preparação até esse momento, é muito gratificante. Isso faz valer a pena acreditar na educação pública. Nossos estudantes estão conquistando resultados extraordinários. É algo extremamente concorrido e muito importante que saibamos reconhecer e valorizar essas vitórias", destacou o professor varzeense.

A premiação reforça o protagonismo de estudantes da rede pública da Paraíba em competições de alto nível e o papel fundamental de educadores comprometidos com a transformação social através do ensino.