Junco do Seridó, São José do Sabugi e Várzea são premiados em avaliação do Índice de Desenvolvimento Sustentável na Paraíba

Três municípios do Vale do Sabugi foram premiados no processo de avaliação do Índice de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba (IDS). São eles: Junco do Seridó, São José do Sabugi e Várzea. O reconhecimento, que aconteceu em solenidade realizada nesta sexta-feira (9) durante a realização da Expotec, em João Pessoa, considera o resultado de ações com foco na implantação de políticas públicas voltadas à população. 

O processo de avaliação é resultado de um trabalho conjunto interinstitucional, envolvendo a Universidade Federal da Paraíba, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, que objetiva monitorar de forma sistemática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e Regiões Geoadministrativas (RGAs) paraibanas.

Os ODS são um conjunto de 17 objetivos globais, lançados pela da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 como parte da Agenda 2030 pelo Desenvolvimento Sustentável. 

Como é feito o processo de avaliação?

Para verificar o resultado global dos ODS nos territórios paraibanos, foi criado o Índice de Desenvolvimento Sustentável Integrado do Estado da Paraíba (IDS-PB). Ele é uma métrica que permite o monitoramento do progresso do Estado e de seus territórios (RGAs e municípios) em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, orientando a formulação de políticas e alocação de recursos de forma estratégica. 

Destaque estadual

A escala é expressa de 0 e 100, com base nas informações mais recentes de cada indicador monitorado para todos os objetivos e territórios paraibanos. São José do Sabugi obteve o resultado de 64,65%, sendo o primeiro município mais bem avaliado na área geográfica da 6ª região do estado e o segundo entre todas as cidades do território paraibano. Em seguida, aparece Várzea (63,43%) como a terceira cidade com melhor avaliação no estado e segunda no território regional. Junco do Seridó (62,27%) alcançou a terceira colocação no ranking regional e a quinta posição no estado.

Fonte: Assessoria