A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária de Várzea está desenvolvendo, junto aos produtores, a tecnologia de suplementação alimentar que visa melhorar os rebanhos leiteiros e de cortes da região. A comunidade rural onde atualmente está sendo realizado o trabalho é o Assentamento Novo Horizonte.
O presidente da comunidade, Antonio Marcos de Araújo Hermínio, relata que a ação conta com a participação de vários produtores locais, e que durante a atividade foi necessário um local de fácil acesso para fornecer a forragem aos animais. Antonio também ressalta a importância da parceria da Prefeitura Municipal, que com essa iniciativa reduz bastante o gasto para o pequeno assentado.
O secretário municipal da Agricultura e Pecuária, Nezinho Medeiros, enfatiza que o objetivo é levar aos produtores melhorias na qualidade da alimentação de seus rebanhos e conseqüentemente ganhos de produtividade no período da escassez de chuvas, promovendo maneiras de subsidiar o aproveitamento das forragens produzidas no período de abundância.
Além de otimizar os custos de produção, o planejamento alimentar pode, ainda, reduzir o impacto da atividade pecuária sobre as pastagens, contribuindo para a sustentabilidade da criação de caprinos, ovinos e bovinos.
Fonte: Assessoria