A Prefeitura Municipal de Santa Luzia (PMSL) fez a entrega, nesta quinta-feira (18), dos troféus aos contemplados em seis categorias na 3ª edição do Oscar Junino, premiação que visa reconhecer artistas e representantes de valores culturais que contribuíram com a realização dos festejos juninos na cidade. O evento principal da festa ocorreu na noite da última terça-feira (16), por meio de live na internet, com as apresentações da Filarmônica Duarte Machado e do cantor Woxton Nóbrega.
Como a realização do III Oscar Junino foi virtual, sem aglomeração de pessoas em atenção as medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19), os troféus foram entregues dois dias depois do evento. Foram premiados o marcador e organizador de quadrilhas juninas, Zena (Categoria “Quadrilheiros”); o ativista e líder do Grupo Folclórico Aruanda, Caboclo Hélio (Categoria “Agente Cultural”); o tocador de Coco de Roda, Antônio de Manoel de Bia, filho e herdeiro musical do saudoso mestre Manoel de Bia (Categoria “Coco de Roda”); o pároco de Santa Luzia, Padre Elias Ramalho (Categoria "Líder Comunitário"); Marisvaldo da Cocada (Categoria “Gastronomia típica”); e a artesã Betânia de Chico Inácio (Categoria Artesanato).
A realização do III Oscar Junino marcou oficialmente a abertura das comemorações do “São João Em Casa”, edição virtual do festa mais tradicional do Brasil, que este ano chega ao 78º ano, porém, de modo diferente, sem eventos com aglomerações em praça pública, apenas virtual, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Na oportunidade, também foi concedida uma menção honrosa a todos os internautas santa-luzienses, nativos ou filhos da terra ausentes e admiradores da cidade e das tradições juninas de Santa Luzia, que defendem a valorização da cultura, o resgate e a continuidade da realização da festa de São João.
Fonte: Assessoria