Prefeito Zezé encaminha mensagem à Câmara Municipal com proposta de Auxílio Cultural Emergencial para artistas, em Santa Luzia

O prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé encaminhou mensagem em caráter de urgência, nesta terça-feira (16), para a Câmara Municipal de Santa Luzia. O objetivo é apresentar a Casa Dr. Francisco Seráphico da Nóbrega Filho projeto de autoria do Poder Executivo, que inclui a concessão de “Auxílio Cultural Emergencial” destinado aos artistas locais envolvidos com a tradição cultural dos festejos juninos no município.

O Auxílio Emergencial Cultural terá o valor de R$ 400, com pagamento ainda no mês de junho. Ao todo, serão contemplados 80 pessoas, entre componentes de grupos musicais ou artistas individuais de forró. Ao todo, a Prefeitura de Santa Luzia disponibilizará o valor de R$ 32.000,00, em recursos próprios, para a concessão do benefício. 

De acordo com a Mensagem, a concessão do “Auxílio Cultural Emergencial” tem o objetivo de amenizar a crise financeira que atingiu em cheio as famílias dos artistas e grupos musicais voltados à cultura nordestina e a tradição junina, em consequência da falta de trabalho devido às suspensões das festas de juninas provocadas pela pandemia da Covid-19.

“Considerando que o São João de Santa Luzia/PB é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial e que este reconhecimento se deve em parte aos trabalhos desenvolvidos pelos grupos musicais e artistas locais que fazem parte desta tradição, o Município sente-se na obrigação de reconhecer a dificuldade enfrentada por todos os artistas que fazem parte desses grupos e conceder o presente Auxílio Cultural Emergencial como forma de amenizar a situação financeira ocasionada pela Pandemia do Covid-19”, diz trecho da Mensagem.

Fonte: Assessoria