Escolas municipais promovem atividades culturais alusivas ao São João, por meio da Plataforma Educa Santa Luzia 

A Secretaria Municipal de Educação desenvolve, neste mês de junho, atividades lúdicas culturais junto aos alunos das sete escolas dos Ensinos Infantil e Fundamental I e II, bem como da Creche Rui Figueiredo, que compõem a Rede Municipal de Educação. A ação intitulada “Cada um na Sua Casa”, faz parte do calendário anual de ensino, com enfoque nas festividades juninas, e serão desenvolvidas, excepcionalmente este ano, no formato virtual (on-line). 

De acordo com a secretária de Educação, Fátima Sales, o conteúdo é disponibilizado pelos professores, por meio da plataforma virtual de aulas on-line “Educa Santa Luzia”, regime especial de educação à distância lançado pela Prefeitura de Santa Luzia, no início de maio, para vigorar por todo o período em que as aulas presenciais estiverem suspensas em decorrência das medidas restritivas de enfrentamento ao novo coronavírus. 

“A Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia destaca o mês de junho para manter acesa a chama dos festejos juninos, e que mesmo de forma virtual (Plataforma Educa Santa Luzia), as escolas municipais deverão trabalhar com os alunos, atividades implementando as tradições da cultura local e regional no processo de ensino-aprendizagem. A proposta será o envolvimento dos educandos nesse processo do conhecimento cultural, mesmo com o isolamento social no período da pandemia do coronavírus”, comentou Fátima Sales.

EDUCA SANTA LUZIA

Lançada no dia 4 de maio, a plataforma virtual de aulas on-line “Educa Santa Luzia” segue o modelo de educação à distância adotado pelo Governo do Estado, por meio da Portaria nº 418. 

O passo a passo para o acesso à plataforma virtual “Educa Santa Luzia” é disponibilizado por meio de hotsite com link no Portal da Prefeitura de Santa Luzia (www.santaluzia.pb.gov.br),  que reúne todas as informações sobre a ferramenta, assim como os recursos educacionais, documentos legais e pedagógicos norteadores, além de promover o contato direto entre estudantes, professores, gestores.

Além da plataforma “Educa Santa Luzia”, também são utilizados os seguintes recursos:

Google Classroom: Trata-se de um aplicativo/plataforma virtual para aulas online, que serão organizadas pelas próprias escolas. Esta ferramenta será incorporada pelas turmas devidamente matriculadas na Plataforma “Educa Santa Luzia”.

Fonte: Assessoria