Zezé apresenta sistemas de abastecimento d’água com equipamentos de dessanilização que será implantado em comunidades rurais de Santa Luzia

O prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo – Zezé, fez a apresentação de sistemas de Abastecimento D’Água Singelo (ADS), com equipamentos de dessalinização, que serão implantados nas comunidades rurais da Barra, Santa Isabel e Saco dos Goitis. O ato ocorreu na noite da última sexta-feira (25), no Sítio Barra, e contou com as presenças de moradores, representantes dos trabalhadores da região, e do vereador Neto da Barra. 

Na oportunidade, Zezé destacou que os sistemas serão implantados pela Prefeitura Municipal de Santa Luzia (PMSL), por meio da Secretaria de Produção Rural, Desenvolvimento e Trabalho e da Gerência de Desenvolvimento Econômico. Os recursos investidos serão na ordem de R$ 250 mil, oriundos de parceria formulada com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ao todo, serão beneficiadas em torno de 180 moradores das comunidades atingidas.

O processo de implantação dos sistemas ADS para captação dos recursos hídricos será executado inicialmente através da perfuração de poços tubulares profundos, que possibilitarão a adução, dessanilização, cloração (tratamento), armazenamento e, por fim, a distribuição da água para as comunidades.

“Esse sistema contribui para o surgimento de uma nova janela social com reflexos na saúde, no conforto, e ainda, indiretamente na economia municipal, uma vez que possibilita de forma planejada e sustentável, o fornecimento de água às comunidades rurais beneficiadas, que poderão, a partir daí, desenvolverem atividades economicamente rentáveis ou de melhor subsistência, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo que vem proporcionar fontes alternativas de produtividade rural, com geração de emprego e renda, podendo vir a construir importante papel na economia do município”, frisou Zezé.

O prefeito ainda destacou que a implantação dos sistemas nas três comunidades é apenas a primeira etapa de um grandioso projeto, que visa beneficiar toda a zona rural de Santa Luzia. “O objetivo do programa de abastecimento e dessanilização de água é a extensão da rede de captação de recursos hídricos para todas comunidades que circundam o perímetro urbano do município de Santa Luzia”, disse.

FONTE DE CAPTAÇÃO
Presente na apresentação, o secretário municipal de Produção Rural, Desenvolvimento e Trabalho, Flávio Marinho, explicou que as comunidades rurais serão abastecidas através de poço artesiano tubular interligado a um dessabilizador e um reservatório elevado, que fará a distribuição da água potável por chafariz e rede domiciliar interligada. 

Já o gerente de Desenvolvimento Econômico da PMSL, Bivar Duda, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Luzia, explicou aos moradores das comunidades beneficiadas que a implantação do projeto envolve questões técnicas minuciosas. Segundo ele, as comunidades estão localizadas em uma região do chamado “cristalino nordestino”, com predominância rochosa, apresentando propriedades hidrológicas complexas no tocante a captação hídrica. 

“Realmente existe essa dificuldade, mas após várias pesquisas realizadas pelos técnicos responsáveis, constatou-se que as comunidades atingidas tem totais capacidades para receber o programa alternativo de abastecimento de água singelo. Ele vai beneficiar essas pessoas com água de boa qualidade. A adução será realizada através de bomba submersa, instalada no interior do poço, com profundidade de até 50 metros no cristalino, do qual levará água ao reservatório de água bruta que será construído ao lado dos poços”, detalhou.

OUTRAS COMUNIDADES BENEFICIADAS
A Prefeitura Municipal de Santa Luzia já fez a implantação de sistemas de Abastecimento D’Água Singelo nas comunidades rurais Umbuzeiro Doce e Casa de Pedra. A ação foi possibilitada graças a parceria formulada com o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), com recursos oriundos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). 
Fonte: Assessoria