Muitas mortes de recém-nascidos poderiam ser evitadas, casos os pais ou responsáveis tivessem noção de primeiros socorros, principalmente, no que diz respeito a questão de engasgos. A proposta, segundo o pediatra e diretor geral da Maternidade, Umberto Marinho Júnior, é reciclar conhecimentos dos profissionais da enfermagem com foco nas orientações que serão repassadas aos pais dos bebês nascidos na unidade no momento da alta deles, principalmente, no tocante a manobra de desengasgo.
A questão da maneira correta da dormida, com o bebê de barriga para cima para evitar a morte súbita, o local apropriado que é no berço da criança, nunca na cama dos pais, orientações sobre a temperatura da água do banho, que precisa ser testada sempre antes de colocar o bebê para evitar queimaduras, e ainda sobre a forma correta de transportar os bebês em veículos, sempre em cadeiras especiais, no banco traseiro e na posição voltada para o vidro traseiro e também sobre os cuidados na hora da troca de fraldas, onde ocorrem muitos acidentes com quedas, foram também abordados no treinamento.
“Aproveitamos a capacitação para ampliar as orientações de acidentes previsíveis, indo além do que exige a Lei, de forma que, já a partir da próxima semana, poderemos introduzir na nossa rotina essa prática de orientar os pais no momento da alta”, afirma Dr. Umberto. Com essa iniciativa, a Maternidade de Patos se adéqua à Lei e passa a disponibilizar, pioneiramente na rede pública, essas importantes orientações aos pais.
Fonte: Coordecom