Os indicadores de violência só fazem aumentar na Paraíba, apesar do Governo do Estado insistir que vem reduzindo. A realidade se contrapõe, como vemos todos os dias, ao discurso chapa branca. E um dos fatores que mais têm contribuído para o aumento dessa insegurança é como se sabe o efetivo policial reduzido.
Eis que um estudo realizado junto a representantes de policiais de vários Estados do Nordeste mostra que a Paraíba é o que menos investe na contratação de policiais. Apesar do então candidato Ricardo Coutinho ter jurado, durante a campanha eleitoral, que iria contratar cinco mil policiais em sua gestão. O discurso não corresponde aos fatos.
Dados – Segundo os dados, “o efetivo da Polícia Militar do Estado da Paraíba funciona, atualmente, com quase menos da metade do efetivo necessário com base na Lei Complementar 87/2008 (que estabelecia em 2008 um contingente de 17.933 policiais), e a tendência é reduzir ainda mais, pois de 2016 para 2017 estima-se que aproximadamente 800 homens devam se aposentar”.
E o que aconteceu em outros Estados? Em Pernambuco, o Governo do Estado contratou mais de 9 mil homens e mulheres nos últimos anos e, em 2016, promoveu um concurso com 1.500 vagas inicialmente. Mas, já anunciou a contratação de pelo menos mais três mil policiais.
No Rio Grande do Norte, o Governo do Estado convocou todos os aprovados no último concurso e, nos próximos meses, estará anunciando um edital para contratação de mais três mil policiais. No Ceará, todos os aprovados nos últimos concursos foram contratados, inclusive os suplentes. No Maranhão, igualmente, o Governo do Estado contratou todos os aprovados nos últimos concursos.
CONFIRA OS DOIS VÍDEOS ABAIXO
1º GOVERNADOR PROMETE CONTRATAR CINCO NOVOS POLICIAIS
2º GOVERNADOR COMPARA ÍNDICES DE VIOLÊNCIA NA PARAÍBA COM ESTADOS VIZINHOS
Fonte: Blog do Helder Moura