Vereadores e ambientalistas de Caicó e Ouro Branco estão acusando o município de Santa Luzia, na Paraíba de poluir os principais reservatórios da região do Seridó, dentre eles o Esguicho em Ouro Branco e o Itans em Caicó. Chico Elpídio, agricultor do Distrito da Palma e ambientalista por vocação disse ao Panorama 95 (Rural FM) que esta luta já vem sendo travada há alguns anos por ele, e que somente agora conseguiu convencer vereadores dos dois municípios da importância de aprofundar o debate. Paulo Dantas, presidente da Câmara Municipal de Ouro Branco, confirmou que tem feito articulação com o vereador caicoense Djalma Mota, para que audiências públicas sejam realizadas nos dois municípios, além de Santa Luzia, na Paraíba.
“Todos os esgotos que saem de Santa Luzia se deslocam para o Esguicho em Ouro Branco, descem para o Itans em Caicó. Muitas vezes o Município de Ouro Branco procurou a Paraíba para discutir um projeto que eliminasse com essa poluição, mas até agora não tivemos respostas neste sentido”, destacou Paulo.
Genildo Medeiros, vereador também em Ouro Branco disse em entrevista ao Panorama 95 que já fez denuncias, neste sentido ao Ministério Público Federal. “O Município de Santa Luzia, quando você passa na BR-230, especificamente na ponte que tem o nome de Rio Marias Pretas, a olho nu você vê esgotos domésticos, com toda qualidade de produto químico e que ficam, não diretamente descendo, porque não temos um rio perene, formam lagoas e quando chove, toda essa poluição vem pro Açude Esguicho, que é um manancial estratégico que temos, para futuramente abastecer a população or adutoras”, explicou Genildo.
Ouça áudio de Chico de Elpídio e Paulo Dantas, CLIQUE AQUI
Ouça áudio de Genildo Medeiros, CLIQUE AQUI
Fonte: Marcos Dantas