Há 12 anos, os brasileiros entraram de cabeça na onda das redes sociais e adotaram o Orkut como parte da sua rotina e como forma de interagir com os amigos e familiares. Agora, é hora de darmos tchau para rede social do Google que foi descontinuada em 30 de setembro de 2014; relembre.
Lançado por Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google que deu nome ao site de relacionamento, o Okut nasceu em janeiro de 2004. O foco inicial era nos internautas norte-americanos, mas o Orkut caiu logo nas graças dos brasileiros e também dos indianos. Por isso, em abril do ano seguinte ganhou uma versão em português. Só em julho de 2005, porém, que a rede social disponibilizou versões em francês, italiano, alemão, castelhano, japonês, coreano, russo e chinês (tradicional e simplificado).
Inicialmente, os internautas precisam de um convite de um amigo usuário do Orkut para entrar na rede social. Mas não demorou muito tempo para o site se tornar mais popular e disponibilizar o cadastro para qualquer internauta.
Assim como as redes sociais da atualidade, cada usuário cadastrado no Orkut possuía um perfil com informações básicas e outras secundárias que chegavam a ser curiosas como: religião, humor, fumante ou não fumante, orientação sexual, cor dos olhos e cabelos. Além dos livros, músicas, programas de TV e filmes preferidos.
Cada usuário também tinha sua lista de amigos, mas havia um limite: 1.000 pessoas. Era possível classificar os contatos como: desconhecido, conhecido, amigo, bom amigo e melhor amigo. Além disso, os orkuteiros podiam criar grupos personalizados para classificar seus amigos com o objetivo de melhorar a organização da lista.
Quem viu meu perfil?
Em abril de 2006, o Orkut pegou muitos usuários de surpresa logo pela manhã com a nova ferramenta que permitia saber quem visualizou o seu perfil. O recurso listava os últimos cinco membros que visitaram o perfil e mostrava o número de vezes que o haviam feito. A ferramenta “Visitantes recentes” podia ser desabilitada, mas nas primeiras horas a rede social dedurou muitos curiosos.
As comunidades que eram umas das grandes atrações do site ganharam um recurso que garantia auxílio ao criador da comunidade chamado Mediador, em outubro de 2006. Os usuários que tinham essa função podiam remover tópicos, mensagens e eventos que julgavam inadequados. Entretanto, não tinham permissão alterar a foto, descrição e as comunidades relacionadas.
O sucesso da rede social induziu cada vez mais as criações de novas ferramentas. Em 2007 ainda no auge, o Orkut adicionou o mecanismo que permitia ao usuário adicionar vídeos do YouTube, o recurso de envio de recados por SMS, criação de enquetes, busca interna de tópicos nas comunidades e muito mais.
Da Califórnia para o Brasil
Em 2008, a sede do site de relacionamento foi transferida da Califórnia para o Brasil. Os brasileiros passaram a dividir a responsabilidade do controle mundial do Orkut com os indianos. Isso ocorreu devido ao grande número de usuários no país, na época eram 40 milhões, e na Índia. Mas, a palavra final sobre qualquer mudança era do Google Brasil.
Neste ano também foi é implantada uma ferramenta que sugeria novos amigos (amigos de amigos) na página inicial.
Em 2009, a rede social recebeu uma nova versão com um layout totalmente reformulado e até ganhou o nome de Novo Orkut. As novidades estavam no feed de posts inexistente até o momento e a união dos scraps, mais atualizações do perfil e adição de amigos na página inicial.
Só depois de sete anos de sua criação, em 2011, o Orkut ganhou um novo logo. Junto a ele, veio uma leve mudança no visual. De acordo com o blog oficial da rede social, a equipe do Google disse na época que “melhorando o site para nossos usuários e uma das ideias foi criar um novo logotipo que refletisse a atual cara do Orkut. O novo logotipo é mais encorpado, ousado e maduro”.
O Orkut acompanhou também o avanço da tecnologia dos smartphones e lançou seu aplicativo para os dispositivos móveis iOS e Android. Atualmente indisponível para novos downloads.
Com o surgimento de outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter, o Orkut viu a sua audiência cair em 2011. Já em 2012, o site perdeu o lugar no topo do ranking para o site de por Mark Zuckerberg no Brasil, o que já havia acontecido em outros países. De acordo com dados da comScore, o Facebook alcançou a marca de 36,1 milhões usuários superando os 34,4 milhões do Orkut.
Em 2013, a rede social do Google caiu vertiginosamente perdendo 95,6% o número de acessos fixos no Brasil e foi superado até pelo Ask.fm.
Em janeiro, o Orkut completou 10 anos e em setembro de 2014 a rede social disse adeus. As informações são do Techtudo.