Várzea ficou com a primeira colocação no estado da Paraíba como a melhor cidade para se viver, a informação é do Jornal Correio da Paraíba com base no IPEA.
Pelo menos é o que mostra o Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros, divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Mas a Paraíba está longe de ter a condição ideal para se viver, pois nenhum município conseguiu atingir um índice ‘muito baixo’ de vulnerabilidade social (IVS) e apenas sete (3,1% do total) foram catalogados como tendo ‘baixo’ indice. O que já é um avanço, considerando que, há 10 anos, não havia nenhum nesse patamar. Entre 2000 e 2010, 59 sairam do rol das cidades com ‘alto’ ou ‘muito alto’ IVS. E mais uma boa notícia: o Estado aparece entre os dez melhores do País em moradia. A pesquisa revela que o Brasil reduziu a vulnerabilidade social em 27%, em uma década. O recorte por Estado mostra que a Paraíba seguiu o mesmo percentual, juntamente com outros quatro Estados. Doze unidades da federação conseguiram uma redução maior do que a média nacional e 10 tiveram uma redução menor que 27%.
Apenas um não reduziu
A pesquisa mostra que quase todos os municípios paraibanos reduziram o IVS, uns mais, outros menos. A exceção foi São José do Brejo do Cruz, que tinha 0,488 (em 2000) e passou para 0,493 (em 2010). Os dados ainda revelam que o Estado apresentava, em 2000, IVS igual a 0,526, posicionando-se na faixa da alta vulnerabilidade social. Dez anos depois, o índice caiu para 0,385, na faixa de média vulnerabilidade. O mesmo aconteceu no País, que saiu de um IVS de 0,446 para 0,326. O ‘IVS renda e trabalho’ da Paraíba, em 2000, era o terceiro pior (0,656), empatando com Maranhão e só perdendo para Alagoas e Bahia. Dez anos depois, foi para a sexta posição (0,462), melhorando mais do que Piauí e Pernambuco.
No item capital humano (que envolve itens como mortalidade e analfabetismo, por exemplo), o Estado fi cou na 8ª colocação (0,469) no ranking dos piores, caindo no índice (era 0,626), mas subindo uma colocação, porque o cenário mudou em outras UFs. No IVS Moradia era o sétimo melhor do País (0,297) em 2000, tendo uma piora dez anos depois em relação à colocação no ranking ( 9ºmelhor), embora tenha conseguido melhorar índice (0,225).
Fonte: Jornal Correio da Paraíba/ BLOG JEFTE NEWS