Dilma agradece solidariedade de Ricardo Coutinho e garante dedicação especial contra seca

A presidente da República Dilma Rousseff (PT), em pronunciamento durante a entrega de 1.948 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, do Loteamento Acácio Figueiredo e Raimundo Suassuna, no início da tarde desta sexta-feira (4), agradeceu as palavras de solidariedade do governador Ricardo Coutinho (PSB), que defendeu a presidente neste momento de crise do país e declarou que a Paraíba recebe a petista de braços abertos. "Eu defendo a institucionalidade. A senhora, presidenta, foi eleita para governar e irá governar o País", disse Coutinho, durante pronunciamento.

"O Brasil é feito de homens com estatura, o Brasil é feito de lideranças políticas que têm estatura. E essas lideranças políticas que têm estatura, elas também têm coragem. E quanto você tem coragem, não há nada que possa impedir que você enfrente um problema", disse Dilma, ressaltando a parceria com o socialista nos últimos anos.

A presidente também cumprimentou seus ministros e outras autoridades paraibanas que acompanham a sua visita e que a recepcionaram em Campina Grande. Entre essas autoridades, estão o senador José Maranhão, o prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues e prefeitos de outras cidades paraibanas, o presidente da Assembleia deputado Adriano Galdino, deputados federais, entre os quais a presidente dirigiu um "cumprimento todo especial" ao deputado federal Veneziano Vital do Rêgo.

Em seu discurso, Dilma reafirmou seu compromisso com o problema da água no estado, em decorrência da seca. Segundo Dilma, a interligação do rio São Francisco vai resolver um problema estrutural, do acesso á agua, que terá que ser distribuída por adutoras. Mas admitiu a necessidade de obras emergenciais.  

"Ao mesmo tempo, nós vamos ter de fazer obras emergenciais aqui. Eu sei por exemplo que aqui em Campina Grande vocês estão tendo um problema seríssimo com água. Eu pedi ao ministro das Minas e Energia Eduardo Braga para vir aqui e dar uma dedicação especial para ver se nós temos condições, em furando poços ultraprofundos, porque eu sei que aqui é uma região de cristalino, a gente ter acesso emergencialmente  a uma fonte de água", disse Dilma, afirmando que vai olhar todas as hipóteses em mesa para enfrentar os efeitos dos últimos quatro anos de seca e a possibilidade dessa falta de chuvas continuar.

"O governo federal é parceiro para solucionar o problema da água", disse a presidente, "porque o Nordeste, que é feito de pessoas fortes, pode sim conviver com a seca".  

Com foco no dia 7 de setembro, a presidente declarou que é preciso ter fé no país. Segundo ela, para superar as dificuldades, é preciso reconhecer essas dificuldades, manter a união e não retroceder no que já foi conquistado.  

Dilma disse que o melhor do seu governo foi ter construído oportunidades para as pessoas, possibilitando a elas um caminho e esperança. "´É óbvio que nós destinamos mais dinheiro pra isso. Nós fizemos uma escolha. Nós acreditamos que quanto mais brasileiros se capacitarem, tiverem acesso à saúde, tiverem universidade, quanto mais água tiver aqui no Nordeste, aqui na Paraíba, melhor será a vida do Brasil inteiro, não só aqui na Paraíba, porque cada um de nós compõe um único país. O que ganhar a população da Paraíba, acaba beneficiando o Brasil inteiro, nós somos uma só Nação, um só mercado de consumo", disse.

Dilma destacou também os investimentos do governo federal em Educação em Campina Grande, ressaltando a importância do município para o país. "Campina Grande é hoje uma cidade respeitada no país, porque é um polo universitário, um polo tecnológico, um polo industrial muito importante no país", afirmou Dilma, ressaltando também os investimentos no Pronatec  e o Prouni.  

Habitação
Dilma destacou que por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, só no município de Campina Grande, 12.400 pessoas realizaram o sonho da casa própria, e há mais 7,6 mil moradias em construção.

No país, até o final do seu governo vai deixar contratadas 3 milhões de moradias, para garantir proteção e segurança às famílias. Atualmente, segundo a presidente, 1,5 milhão de moradias estão sendo construídas no país. 

Fonte: ClickPB