A Paraíba conta com 89,9 mil empresários optantes do Simples Nacional, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Estes pequenos negócios empregam quase 60% da mão de obra do setor privado e representam 50% da massa salarial paraibana, segundo o órgão. Neste sábado (5) é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.
De acordo com o estudo do Sebrae 'Sobrevivência de Empresas', 80% das empresas paraibanas superam as dificuldades iniciais e mantêm-se no mercado. Esse índice estadual é o segundo mais alto do país (fica atrás apenas de Minas Gerais, com 81%), supera a média nacional (76%) e da região Nordeste (71%). Entre as capitais, João Pessoa também obteve a segunda melhor colocação, com taxa de sobrevivência de 79%.
"O empresário que gerencia um pequeno negócio está cada vez mais consciente da importância de sua capacitação e preparação para o mercado. Além de ter experiência no que faz, ele precisa ter conhecimentos sobre a gestão de sua empresa. Para isso, tem contado com o apoio do Sebrae", ressaltou o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.
No primeiro semestre deste ano, o Sebrae Paraíba atendeu mais de 17 mil pessoas, entre capacitações e orientações técnicas presenciais. Quanto à geração de empregos, os pequenos negócios paraibanos têm criado mais vagas que as médias e grandes empresas. De janeiro a agosto deste ano, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 4,6 mil novas vagas de trabalho na Paraíba, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No mesmo período, as médias e grandes cortaram vagas.
Na Paraíba, até o final de setembro deste ano, quase 47 mil pessoas se registraram como Microempreendedores Individuais (MEI). "O Sebrae tem como meta preparar a gestão desses micro negócios e orientar os potenciais empreendedores, através de diversas soluções, com oficinas e programas específicos. Estamos vivendo um bom momento para iniciar um negócio, com uma economia pujante e em desenvolvimento", destacou o diretor administrativo do Sebrae-PB, Ricardo Madruga.
A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei 123/2006) é o principal marco para o desenvolvimento dos pequenos negócios no país. Na Paraíba, dos 223 municípios, cerca de 130 já regulamentaram a Lei Geral, mas apenas 28 a implementaram. De acordo com levantamento do Sebrae, até o final do ano cerca de 40 municípios paraibanos deverão ter inaugurado o espaço de atendimento 'Sala do Empreendedor', para o empresário legalizar o seu negócio e receber orientações sobre documentações e cursos oferecidos pelo Sebrae.
Dados
Números de Pequenos Negócios na Paraíba
Número de MEI – 46,9 mil
Número de MPE (optantes do Simples) - 43 mil
Total de Pequenos Negócios - 89,9 mil
Fonte: G1PB