No decorrer das atividades, os alunos visitaram o subsolo, e dunas, que resultam da extração do minério e são alocadas num espaço destinado a esse fim.
A Mina Brejuí tem uma grande participação no desenvolvimento socioeconômico do município de Currais Novos, uma vez que foi a partir dela que com a produção da scheelita, Currais Novos tornou-se conhecida mundialmente.
A visitação ao subsolo serviu para que os alunos pudessem refletir acerca da profissão de Técnico em Mineração. Nesse ínterim, também, foi possível conhecer de perto os perigos enfrentados pelos profissionais que atuam na profissão. De qualquer forma, todos passaram pela sensação de estarmos embaixo da terra, e pudemos perceber como se forma o espaço terrestre em que habitamos.
A Mina Brejuí é o local onde a Mineração Tomaz Salustino S.A. iniciou e dedicou toda a sua história à extração, beneficiamento e comercialização de scheelita (CaWO4). A empresa, que havia paralisado suas atividades minerais em 1997, voltou a produzir em 2005 e já é líder na produção regional. Juridicamente, é uma sociedade anônima de capital fechado (constituída pelos herdeiros do Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo).
Com as informações adquiridas, os alunos puderam vivenciar fatos e gestão da empresa para associarem à teoria aplicada nas disciplinas.
FONTE: BLOG JEFTE NEWS