A tese, intitulada “Avaliação da estratégia dos Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração (MILDs) no controle da malária em Porto Velho, Estado de Rondônia”, foi orientada pela Dra. Vera Margarete Scarpassa e teve duração de cinco anos de pesquisa intensiva em áreas rurais do município. O trabalho trouxe resultados expressivos e de grande relevância para a saúde pública: promoveu redução de 97,7% dos casos de malária, além de diminuir significativamente a presença de mosquitos anofelinos — principais transmissores da doença — dentro das residências beneficiadas pela ação.
Após uma defesa de quatro horas, Fábio recebeu o título de Doutor com menção honrosa de “distinção e louvor”, reconhecimento concedido pelos avaliadores pela qualidade científica, rigor metodológico e impacto social do estudo.
O destaque da pesquisa também ultrapassou fronteiras. O primeiro capítulo da tese foi publicado na prestigiada revista científica internacional Malaria Journal, na Inglaterra, no dia 1º de setembro de 2025. O artigo pode ser acessado no link: https://malariajournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12936-025-05541-0. Os próximos capítulos da pesquisa também deverão ser submetidos para publicação na mesma revista, reforçando a relevância internacional do trabalho desenvolvido por Fábio.
Natural de Várzea (PB), Fábio Medeiros há muitos anos reside em Porto Velho (RO). Ele é filho do saudoso casal varzeense Chiquinho Ramalho e Neraci (in memoriam), é casado com a também varzeense e bancária Valquíria, com quem tem dois filhos.
O Blog Jefte News expressa seu orgulho e parabeniza o agora Dr. Fábio Medeiros da Costa por mais essa conquista que enche de alegria não apenas sua família, mas também toda a comunidade varzeense, que se sente representada por seu exemplo de dedicação, competência e amor à ciência.
