Rádio comunitária em Várzea-PB é uma realidade cada vez mais próxima

O município de Várzea, no Sertão paraibano, está prestes a escrever um novo capítulo em sua história da comunicação. A cidade está entre as 112 do Nordeste que manifestaram interesse no mais recente edital de rádios comunitárias, lançado pelo Ministério das Comunicações no fim de 2023 e encerrado em março deste ano.

A representação de Várzea foi feita pela Associação de Radiodifusão da Comunidade de Várzea – ARCV, que agora aguarda os próximos trâmites para dar início à instalação da primeira rádio comunitária da cidade.

O edital contemplou 21 estados brasileiros, com 293 cidades demonstrando interesse. Apenas o Amapá não teve nenhum pedido. O Nordeste foi a região com maior participação, sendo a Paraíba responsável por 16 dessas manifestações, das quais Várzea faz parte com destaque.

O secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, destacou a importância dessas emissoras: “A rádio comunitária tem um papel essencial de levar a comunicação local. Esse é o principal ponto da radiodifusão comunitária. É para servir a comunidade”.

Nos últimos dois anos, o Ministério das Comunicações autorizou o funcionamento de 206 novas rádios comunitárias no país, um salto expressivo em comparação às 55 autorizações concedidas entre 2019 e 2020. Só em 2023, foram 121 novas outorgas, o maior número dos últimos 13 anos.

Com a chegada da rádio comunitária, Várzea ganhará um novo espaço para dar voz à população, divulgar a cultura local, fortalecer a cidadania e ampliar o acesso à informação. A expectativa é que, muito em breve, os microfones estejam ligados e prontos para servir a comunidade varzeense.

FONTE: BLOG JEFTE NEWS