Prefeito Zezé abre oficialmente a campanha de imunização contra a Covid-19 em Santa Luzia


Técnica de Enfermagem que atua na linha de frente da Covid-19 foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a doença, em solo santa-luziense.

O prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé abriu oficialmente, no início da tarde desta terça-feira (19), a campanha de imunização contra a Covid-19 em Santa Luzia. Em breve pronunciamento, Zezé destacou a importância histórica da iniciativa, tendo, em seguida, acompanhado a vacinação simbólica de cinco servidores, sendo quatro lotados na Secretaria Municipal de Saúde e uma pertencente ao quadro de funcionários do Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, do Governo do Estado. Todos atuam na linha de frente desde o início da pandemia.

Antes do ato, o prefeito Zezé e a secretária municipal de Saúde, Ceciliana Chumacero, entre outros servidores da saúde, acompanharam a chegada do primeiro lote ao município com 223 doses da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac. A solenidade breve aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Emocionado com o tão esperado momento, Zezé destacou a sua gratidão a Deus e aos profissionais de saúde de Santa Luzia, explicando que o trabalho de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outras categorias foi fundamental para que milhares de vidas fossem salvas no município nos últimos meses. Destacou, também, a atuação firme e comprometida dos profissionais que compõem a Secretaria Municipal de Saúde ao longo do ano de 2020 na gestão da crise sanitária.

PRIMEIRAS IMUNIZAÇÕES

A primeira pessoa escolhida para receber a dose da vacina Coronavac em Santa Luzia foi a técnica de Enfermagem, Inácia Janaína da Silva, servidora da Secretaria Municipal de Saúde e que atua na linha de frente contra a Covid-19. Na ocasião, também foram imunizados o enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Gabriel Victor Dantas; a recepcionista do Centro de Atendimento ao Enfrentamento à Covid-19, Maria Nazaré de Araújo; e a técnica de Enfermagem, Neusa Nóbrega de Lima Elias, representando os profissionais de saúde do Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro.

“Esses servidores foram escolhidos para, inicialmente, receber a vacina pelo critério da Justiça, e também como forma de homenagem à toda as equipes de Saúde que se esforçaram num momento difícil. Eles abriram mão até mesmo do convívio familiar para o combate direto à pandemia. Este momento é de alegria, como também de gratidão aos que tanto lutam pela saúde dos nossos conterrâneos”, comentou Zezé.

SOBRE A VACINAÇÃO

A secretária Municipal de Saúde, Ceciliana Chumacero, explicou que o município seguirá o protocolo de vacinação estabelecido conforme as normas definidas pelos Governos Federal e Estadual. Inicialmente, a vacinação em Santa Luzia será aplicada em profissionais de saúde que estão lidando diretamente no combate à pandemia da Covid-19 e segmentos sociais de caráter prioritário, a exemplo da Casa de Lázaro, instituição de longa permanência que oferta assistência à pessoa idosa no município.

Fonte: Assessoria