Passaporte japonês é o mais poderoso do mundo; o brasileiro está em 16º lugar

Resultado de imagem para PassaporteÉ dos japoneses o passaporte mais poderoso do mundo. O documento de viagem do Japão dá acesso a 190 países sem a necessidade de visto, mais que qualquer outro. Mas o do Brasil não está muito longe: de acordo com o Henley Passport Index, que há 13 anos faz este ranking, viajantes com o passaporte brasileiro têm livre acesso a 171 países, o que o credencia como 16º mais poderoso do mundo.


O Brasil aparece a frente de países vizinhos, como a Argentina (17º, com acesso a 170 países) e o Uruguai (24º, acesso a 154 países), e de nações grandes e influentes, como o México (22º, acesso a 158 países) e a Rússia (47º, acesso a 119 países).

O único latino-americano à frente do Brasil na lista é o Chile (14º), com passaporte aceito em 174 países, três a mais que o Brasil.

Entre os líderes, o Japão travou uma disputa apertada contra a Singapura. Os dois países estavam empatados, com acesso a 189 países, até o início de outubro — o desempate veio com a confirmação do livre acesso para japoneses ao Mianmar. Desbancada pelas duas nações asiáticas, a Alemanha saiu do topo do ranking pela primeira vez desde 2014 e agora está em terceiro lugar, empatada com França e Coreia do Sul, todos com acesso a 188 países.

Em último lugar, estão empatados Iraque e Afeganistão, ambos com acesso sem visto a 30 países. Somália e Síria, com acesso a 32 países, e Paquistão, com 33, fecham a lista dos 5 últimos.

Em relação a 2017, o país que mais subiu posições no ranking foi a Geórgia: no ano passado, estava no 68º lugar (com acesso a 69 países), e agora está em 50° (com acesso a 112 destinos).

Fonte: Extra