Somente na Paraíba foram cumpridos três mandados em João Pessoa e um em Campina Grande. Ao todo, a operação que iniciou na Polícia Federal de Santa Catarina tem como objetivo cumprir 61 mandados de busca e apreensão em 47 cidades e 18 estados, além do Distrito Federal.
De acordo com informações da Polícia Federal, esta é a segunda fase da Operação Equipos, que foi feita em setembro de 2017. Agora ela passou a ser denominada como Operação Zona Cinzenta. Na primeira fase foram apreendidos 24 equipamentos médicos clandestinos e o destino de outros foi identificado.
A segunda fase usa os documentos e depoimentos coletados na primeira fase para os novos mandados. Os atuais mandados buscam a materialidade das provas e não há mandados de prisão.
A pessoa jurídica que emitia as notas fiscais fraudulentas de faturamento dos equipamentos foi encontrada pela Polícia Federal. Logo após isso, as pessoas físicas e jurídicas que compraram equipamentos entre 2011 e 2015 também foram identificadas. Um servidor da Receita Federal lotado em Dionísio Cerqueira é suspeito de receber dinheiro pela facilitação da ação da quadrilha.
São cumpridos mandados em Santa Catarina, Alagoas, Amapá, Bahia, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal.
Fonte: Redação