Tovar pede implantação de Vilas Produtivas Rurais para o Cariri e Sertão

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba um Pedido de Informação dirigido a Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido e à Secretaria Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca sobre estudos na faixa lateral nas margens dos rios Paraíba, Piancó, Piranhas e Peixe que possibilitem a implantação de Vilas Produtivas Rurais.

“Queremos saber se existem esses estudos que identifiquem as áreas agricultáveis propícias para a Agricultura Familiar para implantação de Vilas Produtivas à semelhança das que o Governo Federal está implantando, num total de 18 nas Faixas Leste e Norte para assentamento de 797 famílias”, destacou o deputado.

Tovar também quer saber se existem estudos para utilização dos efluentes tratados das Estações de Tratamento de Esgoto que deveriam ser implantados em 51 municípios, para irrigação de plantações de forrageiras e fruticultura permanente.

Outro ponto questionado pelo deputado no Pedido de informação foi se já existem projetos para a utilização das águas acumuladas nos açudes públicos que serão liberados do abastecimento das cidades, em razão da distribuição espacial das águas do Rio São Francisco, para a irrigação do segmento da Agricultura Familiar.

“São pontos fundamentais que precisam ser esclarecidos. São milhares de agricultores que moram as margens de rios por onde passam as águas do São Francisco e que precisam plantar. Eles têm que saber se essas águas são de qualidade e como poderão utilizá-las”, disse Tovar.

Fonte: Assessoria