AESA diz que Paraíba registra período mais frio do ano e temperatura devem seguir caindo até agosto

AESA diz que PB registra período mais frio do ano e temperatura devem seguir caindo até agostoBaixas temperaturas. Agasalhos, toucas, chocolate quente e roupas quentes para se proteger do frio.  A Paraíba atravessa um dos períodos mais frios do ano segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). E as baixas temperaturas, típicas do inverno, devem continuar nos meses de agosto e setembro.

A meteorologista Carmem Becker explicou que a menor temperatura registrada este ano foi na última sexta-feira (14), em Monteiro, no Cariri paraibano, quando o termômetro marcou 14,6ºC na madrugada. Em João Pessoa chegou a 21,5ºC e em Campina Grande, a 16,2ºC. Em Patos, no Sertão, foi registrada uma mínima de 19,9ºC na madrugada do mesmo dia.

No entanto, a Paraíba não deve ser afetada pela onda de frio que deve avança pelo Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte.

Segundo Carmem, o que pode acontecer é que ventos mais frios podem avançar para a Paraíba, partindo das regiões Sul e Sudeste.

A meteorologista explicou que as temperaturas mínimas são registradas no período da madrugada. Durante o dia, municípios da Paraíba ainda chegam a temperaturas de 32ºC (Patos), 31ºC (Sousa) e 28ºC (João Pessoa), mesmo no inverno.

Os termômetros tem registrado queda na temperatura em praticamente todas as regiões do Estado.

A cidade de Matureia, no Sertão paraibano, por exemplo registrou nesta semana a temperatura de 12º C. Ainda conforme a AESA, nos primeiros dez dias de julho, a cidade registrou temperaturas abaixo de 15ºC, situação que pode ser explicada pela posição geográfica, já que o município uma maior altitude e ventos mais fortes. A média anual da cidade é 21,3ºC.

De acordo com a Aesa, as temperaturas devem continuar baixas principalmente nas regiões do Agreste e Cariri da Paraíba, onde alguns municípios registram temperaturas de até 15ºC.

Os dias também estão frios em Campina Grande. Os termômetros registraram este mês, a temperatura de 18,3 ºC, um pouco menos do que os 18,7ºC, registrados no dia 12 de junho.

As temperaturas mais baixas, porém, devem ser registradas na região do Cariri paraibano, onde alguns municípios podem registrar até 15ºC durante a noite, caso por exemplo, da cidade Monteiro.

Fonte: Severino Lopes - PB Agora