Tovar destaca Dia Mundial de Doação de Sangue e reforça necessidade de campanhas de incentivo

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado neste dia 14 de junho. Na Paraíba, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) é autor da lei que institui o mês de junho dedicado à campanha de incentivo à doação de sangue. A Lei ficou conhecida como “Junho Vermelho”.

“Doar sangue é um ato de solidariedade e por isso sugerimos que todo o mês de junho fosse dedicado a realização de campanhas que falassem da importância da doação. Cada doação pode salvar a vida de muita gente. Infelizmente, ainda precisamos de mais doadores para poder atender a demanda dos paraibanos, principalmente, dos tipos mais raros de sangue”, destacou o deputado.

Tovar lembrou ainda que o ‘Junho Vermelho’ foi incluído no calendário oficial de Datas e Eventos da Paraíba no ano passado. A Lei de sua autoria garante que a campanha de incentivo à doação de sangue será realizada por meio de ações a cada mês de junho e ficarão a cargo dos órgãos públicos estaduais e municipais.

A Lei autoriza a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e as Secretarias Municipais a realizarem a cada ano a critério dos seus gestores, em cooperação com a iniciativa privada, com entidades civis e organizações profissionais e científicas, campanhas de incentivo e conscientização visando aumentar o número de doadores e os postos de coleta de sangue no Estado.

Dia Mundial – No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) intitulou o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO. Cada ano um país diferente é anfitrião do Dia Mundial do Doador de Sangue.

Fonte: Assessoria