Laudos de vistoria do Garantia-Safra avaliam 90% de perda das lavouras de milho e feijão em Várzea


A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Várzea, realizou laudos de vistoria para o Programa Garantia Safra 2016/2017, e segundo informações fornecidas por agricultores de algumas localidades do município as chuvas foram desfavoráveis e mal distribuídas em toda região, criando sérios problemas para todas as culturas no seu estado fenológico de vegetativo e enchimento do grão. Em decorrência deste fato negativo, já se pode avaliar um percentual desfavorável para que haja colheita em 2017. 

Dados coletados pelo técnico vistoriador demonstra que, após visitar 30 (trinta) agricultores, pôde se esclarecer os danos causados pela estiagem nas lavouras de milho e feijão, uma perda de 90% da produção para este ano, afetando todas as comunidades rurais. 

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Manoel Miguel (Nezinho), as informações coletadas servirão para os demais cadastrados no programa, pois ao ser inscrito o agricultor deve atender aos requisitos exigidos pela Coordenação Nacional: ser agricultor familiar e ter plantado algumas das culturas cobertas pelo programa. Isso dependendo do percentual da perda no ano.

Será considerado apto ao recebimento do benefício o município em que for verificada perda igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) da produção normal ou esperada pelo produtor, de acordo com informações dos laudos das unidades amostrais, indicadores agro climáticos fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, ou fornecidos por outras instituições oficiais de meteorologia e estatística, conforme especificado na Portaria 42, desde que o município e a respectiva Unidade da Federação tenham feito os aportes financeiros ao Fundo Garantia-Safra, nos prazos legais.

Fonte: Ascom