Inscrições confirmadas no Enem sobem para 6,7 milhões

Resultado de imagem para Inscrições confirmadas no EnemO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano conta, até o momento, com 6.731.186 inscrições confirmadas, segundo novo balanço divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No fim de maio, as inscrições tinham fechado em 6,1 milhões, porém cerca de 1,467 milhão de inscrições ainda estavam passíveis de confirmação.

Apesar de uma pequena elevação, o número de inscrições é o menor apresentando pelo exame desde 2013. Segundo o Inep, o quantitativo ainda pode aumentar, devido à possibilidade de recursos judiciais e de avaliações da Comissão de Demanda do Ministério da Educação (MEC). As inscrições não confirmadas somam 872.105.

Em relação à baixa no número de candidatos, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, afirmou que é possível que a queda tenha sido ocasionada pela mudança do exame de certificação do ensino médio, que deixa de ser realizado pelo Enem e passa a ser de responsabilidade do Encceja.

No lugar da antiga banca organizadora Cespe, assume a realização do teste um consórcio formado pelas bancas Cesgranrio, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Fundação Vunesp. Do total de inscrições confirmadas, 1.486.449 foram gratuidades conferidas a concluientes do ensibno médio, 3.245.138 tiveram isenção por meio dos critérios estabelecidos pelo MEC. Houveram 694 solicitações de uso do nome social, das quais 303 foram aceitas.

ENCCEJA SERÁ APLICADO EM OUTUBRO
A partir desse ano, a certificação de ensino médio deixa de ser realizada pelo Enem e volta para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O teste também oferece certificação para o ensino fundamental e é gratuito. Para participar, é preciso ter, no mínimo, 15 anos, para o certificado de ensino fundamental, ou 18 anos, para o certificado de ensino médio.

-O Enem, na sua estrutura, não é para ensino médio, é mais acesso ao ensino superior. O encceja é preparado para fazer esse tipo de avaliação. No Enem, menos 10% dos inscritos para certificação do ensino médio eram aprovados, isso é um dado importantíssimo que nos obrigou a rever essa política. A prova do Encceja é menor, mas possui as mesmas áreas de estudo e os mesmo referenciais da educação básica, disse Maria Inês Fini, presidente do Inep.

O edital do Encceja será divulgado em 24 de julho. As inscrições vão de 8 a 18 de agosto e a prova será realizada em 8 de outubro. O exame também será aplicado para brasileiros residentes no exterior em 10 de setembro, em 10 países. Também podem participar pessoas privadas de liberdade, que realizarão a prova em 24 e 25 de outubro.

ALTERAÇÕES NO SAEB
A partir desse ano, a avaliação da qualidade da educação básica, que antes era feita pelo Enem, passa a ser medida pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O teste tem como público-alvo escolas públicas das zonas rurais e urbanas do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, com 10 ou mais alunos em cada série, e escolas privadas selecionadas no ensino fundamental - no caso do terceiro ano do ensino médio as escolas privadas também poderão aderir ao Saeb, independente de fazerem parte da amostra ou não.

A estimativa é que sejam avaliados cerca de 7,6 milhões de alunos de 114.825 escolas. As escolas privadas do ensino médio terão de terça-feira (27) até 14 de julho para assinar o termo de adesão do exame. As escolas selecionadas terão isenção da taxa de pagamento. As demais escolas privadas que desejem participar deverão pagar uma taxa que varia de R$ 400 a R$ 4.000, de acordo com o número de alunos. A participação das escolas particulares é facultativa.

Todas as escolas participantes deverão preencher os dados do Censo Escolar 2017 até 31 de julho e ter feito o correto preenchimento do Censo Escolar 2016. Em setembro, as escolas serão contactadas para o agendamento do teste. Os questionários serão aplicados de 23 de outubro a 3 de novembro e os resultados devem ser divulgados em 8 de agosto de 2018.

Fonte: O Globo