GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE JUNCO REALIZA SEMINÁRIO ALUSIVO AO DIA DO GARIMPEIRO NO MÊS DE JULHO

A Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, por meio da Diretoria de Recursos Minerais e Hidrogeologia (DRMH), vai realizar no dia 22 de julho o VII Seminário Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro, na cidade de Junco do Seridó. O evento tem como principal objetivo debater temas relacionados à mineração e incentivar o cooperativismo no setor.

A data do evento foi fechada na tarde dessa quarta-feira (21), em reunião com o prefeito de Junco do Seridó, Kleber Fernandes, o diretor da DRMH, Marcelo Falcão, e o diretor da Cooperjunco (Cooperativa de mineradores que formam as regiões do Cariri e Curimataú do estado da Paraíba), José Ivanildo de Sousa.

O seminário vai reunir pequenos mineradores, organizados em cooperativas ou não, garimpeiros e prefeitos da região. De acordo com Marcelo Falcão, diretor de Recursos Minerais e Hidrogeologia, o evento será importante para incentivar o cooperativismo no setor. “Neste encontro iremos discutir quais foram os avanços alcançados pelas cooperativas e também quais os desafios no setor de mineração. Também apresentaremos um caso de sucesso de uma cooperativa. Vamos conhecer quais foram as políticas públicas fornecidas pelo Governo a essa cooperativa para sua estruturação”, destacou.

O prefeito de Junco do Seridó, Kleber Fernandes, falou da realização do evento em sua cidade e disse que o debate sobre o tema é muito importante para todos da região. “É com grande satisfação que a cidade de Junco do Seridó receberá este evento. Nós somos referência no setor e com certeza temos muito a debater sobre o assunto”. O Dia Nacional do Garimpeiro é comemorado no dia 21 de julho. O seminário é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Junco do Seridó e a Cooperjunco (Cooperativa de mineradores que formam as regiões do Cariri e Curimataú do estado da Paraíba). O evento será realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ezequiel Fernandes, localizada no centro da cidade, das 8h às 13h.

Fonte: Governo da Paraíba