Temer diz que reforma trabalhista vai trazer direitos a trabalhadores que não tinham

Em mensagem divulgada nas redes sociais pelo Dia do Trabalho, o presidente Michel Temer afirmou o dia 1º de Maio deste ano marca um "momento histórico", de início "de uma nova, uma fase em favor do emprego" e disse que a reforma trabalhista aprovada pela Câmara dos Deputados vai permitir a criação de mais empregos, assegurar direitos trabalhistas e levar direitos a todos os trabalhadores, inclusive a quem não tinha.

— Primeiro, você terá mais empregos. Segundo, todos os seus direitos trabalhistas estão assegurados. Com a modernização trabalhista aprovada pela Câmara dos Deputados, a criação de postos de trabalho, inclusive para os mais jovens, ocorrerá de forma muito mais rápida. A nova lei garante os direitos, não só para os empregos diretos, mas também para os temporários e terceirizados, todos com carteira assinada. Portanto, concede direitos àqueles trabalhadores que antes não tinham — ressaltou o presidente em sua mensagem.

A reforma trabalhista é um dos projetos impopulares encabeçados pelo governo, ao lado das mudanças na Previdência Social, e foi um dos motivos para a greve geral e os protestos da última sexta-feira. O texto aprovado revoga ao menos 20 itens da CLT e modifica dezenas de outros artigos. O principal tópico da reforma trabalhista é permitir que sindicatos e empresas possam firmar acordos que passarão a ter poder de lei.

Temer ressaltou a permissão para a negociações de acordos coletivos entre empresários e trabalhadores — que se darão, segundo ele, de maneira livre e soberana — e que o resultado das mudanças será “mais harmonia na relação de trabalho e portanto menos ações na Justiça”.

— O diálogo será a palavra de ordem.

Temer afirmou ainda disse que, há menos de um ano, recebeu o país “com muitos milhões de desempregados”:

— O desemprego ainda persiste, mas estamos trabalhando o tempo todo para mudar esse quadro. Baixamos a inflação de 10,7% ao ano para 4,5% ao ano, a área econômica está recuperando a confiança no país. Isso significa que você terá a abertura de mais empregos muito brevemente. Ao cumprimentar o trabalhador, trago essa mensagem de otimismo e harmonia entre todos os brasileiros. É com trabalho que vamos vencer nossas dificuldades.

Fonte: O Globo