Para prevenir doenças, grávidas do Bolsa Família receberão repelentes

Para prevenir doenças, grávidas do Bolsa Família receberão repelentesO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), começou a distribuição de repelentes para os municípios. Até o momento, a Paraíba recebeu do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) dois lotes de repelentes para atender as grávidas na prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti - dengue, zika e chikungunya. Nesta primeira etapa, cada lote conta com 31.380 repelentes. Até o final do ano, a Paraíba vai receber 502.050 frascos.

Seguindo orientações do MDSA, a SES envia os lotes de repelentes às unidades regionais de saúde e cada município fica responsável pelo planejamento e execução da ação de distribuição dos frascos, sendo que cada gestante beneficiária do Bolsa Família terá direito a dois vidros do produto. “Fizemos a distribuição dos frascos para as doze Gerências Regionais de Saúde da Paraíba. A nossa logística de distribuição será através das GRS, com exceção dos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Campina Grande, que devem retirar os frascos do repelente diretamente no Almoxarifado Central do Estado, pois devido ao grande volume de repelentes a gente não teria como armazenar essa quantidade nas gerências de saúde”, explicou a secretária de Saúde do Estado, Claudia Veras.

De acordo com especificação do Ministério da Saúde, o produto a ser distribuído está acondicionado em frascos do tipo spray de 200 ml e deve ser aplicado duas vezes ao dia, com intervalo de 10 horas, que é o tempo de proteção após a aplicação. A SES recomenda que o repelente seja usado exclusivamente por grávidas, e não por toda a família. O repelente protege contra os mosquitos Aedes aegypti, Culex (pernilongo) e o Anopheles aquasalis que é o mosquito hospedeiro de transmissor da malária. A data e local de distribuição dos repelentes ficam a critério dos municípios.

Prevenção - Os repelentes são eficazes para reforçar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, o que é especialmente importante para mulheres durante a gravidez, já que, além da dengue e da chikungunya, o mosquito também transmite o vírus zika que pode causar microcefalia nos bebês.

É importante que as gestantes adotem também outras medidas que possam evitar o contato com o Aedes, como manter portas e janelas fechadas ou com telas protetoras e usar calça e camisa de manga comprida.

Outra ação importante para o combate ao mosquito é a eliminação de recipientes que acumulem água parada. Locais como pratos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser usados pelas larvas do mosquito para se proliferarem.

Fonte: PB Agora/Foto: Zaqueu Proença