Lote de linguiça da marca Frigosantos é interditado

Resultado de imagem para linguiça calabresaA Anvisa interditou, nesta quarta-feira (12/4), o produto Linguiça Tipo Calabresa Defumada da marca Frigosantos. A interdição se aplica a todos os alimentos do lote com prazo de validade até 30/4/2017.

A medida sanitária foi motivada após a Anvisa receber uma notificação encaminhada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Tal documento apontou os resultados das análises laboratoriais em produtos de origem animal de alguns estabelecimentos, alvos da operação “Carne Fraca”.

De acordo com as análises realizadas pelos Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagro), o lote da Linguiça tipo calabresa defumada, marca Frigosantos, apresentou problemas relacionados à análise de microrganismos (Estafilococus coagulase positiva).

Em 2001, a Anvisa publicou o Regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos. A definição de critérios microbiológicos para alimentos estabelece padrões sanitários que visam, em primeiro lugar, proteger a saúde da população. O descumprimento dos parâmetros constitui , portanto, infração sanitária sujeitando os infratores a penalidades.

A carne em questão era fabricada pela Indústria e Comércio de Carnes Frigosantos Ltda (SIF 2021).

A interdição da Linguiça defumada Frigosantos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (12/4). Resolução já se encontra em vigor e é válida pelo prazo de 90 dias.

Fonte: Anvisa