Açude de Coremas ultrapassa os sete metros de recarga

Açude de Coremas ultrapassa os sete metros de recargaPor volta das 6 horas de hoje (terça-feira, 25/04) o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos da cidade de Coremas, José Albertino de Andrade Silva, esteve  no Açude Estevam Marinho (Açude de Coremas) e informou que toda a recarga do açude em 2017 é de 7,03 metros. “Nesse momento o Açude de Coremas está na cota 224,80, da  tabela da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba e da Agência Nacional de Águas, e todo o seu volume é de 49.804.854 milhões de m³ d’água”, informou o secretário.

O Rio Piancó está com muita água nesse momento e Coremas continua recebendo uma boa recarga. O by-pass do açude está aberto numa vazão de 500 litros por segundo, mas por enquanto o volume da água que está entrando no açude é superior ao volume da água que está saindo.

O Açude de Coremas tem capacidade para 591.646.222 de m³ d’água e, até ontem, segundo informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), estava com 8,0% de sua capacidade.

Essa nova recarga ainda não foi contabilizada pela a AESA.

Fonte: Folha Patoense/Foto: José Albertino de Andrade Silva