Aesa prevê março de chuvas na Paraíba

Resultado de imagem para Aesa prevê março de chuvasA Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), afirmou que algumas regiões do Estado da Paraíba podem registrar chuvas irregulares neste mês de março. De acordo com a Aesa, a Paraíba é dividida em dois regimes de chuvas. O primeiro ocorre entre os meses de fevereiro e maio, nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, pelo sistema da zona de convergência intertropical. O outro regime de chuvas ocorre de abril a julho, no Agreste, Brejo e Litoral.

Segundo a meteorologista, Marle Bandeira, há uma possibilidade de ocorrerem chuvas neste mês nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão por causa do sistema gerador de chuvas no nordeste nessa época do ano. “O sistema é a zona de convergência intertropical, que é uma banda de nebulosidade que circula todo o globo terrestre e nessa época migra para o sul do equador, justamente na região do nordeste”, explicou.

Ainda de acordo com a meteorologista, para que as chuvas ocorram é necessário que as condições o Oceano Atlântico estejam favoráveis e que as águas do Atlântico Norte teriam que estar mais frias e as do Atlântico Sul mais quentes e há uma sútil tendência que isso ocorra. A meteorologista disse também, que o oceano pacífico não está sendo analisado porque os fenômenos El Niño, principal responsável pela seca do ano passado, e La Niña estão neutralizados. “por causa disso esse ano deve ser melhor do que o ano passado”.

A Aesa acredita que as chuvas devem se comportar dentro da média para algumas regiões do Estado.

Fonte: Redação