Ministério Público vai investigar centenas de contratações de pessoal realizadas em 2016 pela Prefeitura Municipal de Patos

O Promotor Dr. Alberto Cartaxo, do Ministério Público Estadual (MPE), concedeu entrevista e relatou que a Prefeitura Municipal de Patos, gestão Francisca Motta (PMDB), contratou centenas de pessoas a partir do mês de fevereiro de 2016 e o caso está sendo investigado devido ao descumprido de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi assinado entre a prefeita e o MPE.

O Promotor observa ilegalidade diante das centenas de contrações sem realização de concurso público. Dr. Alberto Cartaxo disse que até dezembro de 2015 e janeiro de 2016, a Prefeitura Municipal de Patos estava cumprindo o TAC, mas depois se começou a contratar pessoas de forma difícil de justificar tais atos.

“A alegação é de que a maior parte dessas contratações é relativa a professores, o que é verdade, em decorrência de aumento da necessidade de professores por consequência da crise que o país está passando. Mas existem outros cargos que não se justificam, o exemplo que dou é para o cargo de vigias que foi feito contratação em torno de 25 novos vigias por excepcional interesse público e não surgiu nada de excepcional com relação a isso...também o mesmo se observou com relação a auxiliar de serviços gerais”, relatou o Promotor Dr. Alberto Cartaxo.

O Promotor viu atos de improbidade administrativa e que esses contratados podem ter sido escolhidos por critérios políticos. Alguns têm parentesco com cargos comissionados e outros servidores. “Pode se evidenciar um certo dolo da prefeita na escolha pessoal de determinadas pessoas...” comenta Dr. Alberto Cartaxo.

Fonte: Patos Online